GloboEsporte
Tricolor encara o Corinthians neste sábado, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista.
Um clássico estadual sempre tem o poder de elevar o moral de uma equipe (ou acabar com ele). E no São Paulo e Corinthians deste sábado, às 16h, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista, não será diferente.
Embora esteja embalado no Paulistão, com duas vitórias seguidas, o Tricolor deve ter cautela diante de um de seus maiores rivais para que a boa fase não seja repentina.
Por isso, o São Paulo tem alguns pontos para se apegar e tratar o Majestoso como ele merece. O principal deles é a afirmação da equipe no começo da temporada. Uma vitória contra o Corinthians pode dar ainda mais ânimo e consistência ao elenco de Rogério Ceni.
Veja abaixo o que está em jogo para o Tricolor no clássico:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/p/M/3sVH3qQeOxj7s1aAD7IQ/51909259657-97651f2a60-o.jpg)
Rogério Ceni em Água Santa x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Momento de afirmação
Ainda em construção, o São Paulo de Rogério Ceni chega ao clássico para se afirmar e confirmar a boa fase diante de um novo rival. São seis jogos sem perder, com quatro resultados positivos, incluindo um 3 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro.
Nesta sequência, que inclui o 0 a 0 contra o Campinense pela Copa do Brasil, o time anotou oito gols e sofreu apenas dois. Há um esqueleto de time se formando a partir dos bons resultados.
Até aqui, o São Paulo soma nove jogos na temporada, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. São 12 gols marcados e oito sofridos.
Melhores momentos: Santos 0 x 3 São Paulo, pelo Campeonato Paulista
Alô, mata-mata?
Independentemente dos outros jogos da rodada, o resultado positivo contra o Corinthians também vai aproximar o São Paulo do mata-mata do Paulistão de forma antecipada. Com 14 pontos e oito jogos, o time tem quatro de vantagem para a Ferroviária, que entrou em campo nove vezes na competição.
Diante deste cenário, a depender do time de Araraquara, o São Paulo pode terminar o sábado classificado. Se vencer o Corinthians e a Ferroviária empatar com o Santos, em duelo marcado para as 18h30, o Tricolor avança para as quartas de final.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/y/R/eFglopTl29SNGQ4D8aKg/rib1579.jpg)
Calleri — Foto: Marcos Ribolli
Encontrar novas opções de confiança no elenco
No duelo deste sábado, Rogério Ceni não irá contar com cinco jogadores, sendo quatro deles titulares com mais frequência na equipe – Jandrei, Alisson, Diego Costa e Nikão. Igor Vinicius tem revezado com Rafinha, mas deve ser reserva na sequência da temporada.
O treinador, então, terá que utilizar outras peças do elenco, e o jogo pode servir para ele observar quem pode se destacar e brigar por uma vaga no time titular.
No gol, Tiago Volpi substitui Jandrei. Diego Costa pode dar lugar a Miranda. Sem Alisson, Marquinhos pode ter outra oportunidade, enquanto Rigoni deve ficar com a vaga de Nikão. Os quatro nomes que devem entrar estão em baixa na temporada e têm a chance de uma reviravolta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/o/b/169ZZSSTiBiCFgdb8Qaw/rib8136-2-2-.jpg)
Santos x São Paulo Miranda — Foto: Marcos Ribolli
Tabu de quase dez anos
A sequência é pequena, mas o São Paulo não vence o Corinthians por duas vezes consecutivas desde o Brasileirão de 2012. Enquanto o rival, no período, embalou quatro vezes uma série de triunfos seguidos – de 2014 e 2015, o Timão chegou a conquistar uma continuação de três jogos vitoriosos contra o Tricolor.
Há quase uma década, o Tricolor fez 2 a 1 como visitante no primeiro turno, com dois gols de Luis Fabiano, e 3 a 1 no returno, de virada, em jogo que marcou a despedida corintiana antes da disputa do Mundial de Clubes daquele ano.
Carimbar a estreia de Vítor Pereira
O novo técnico do Corinthians, Vítor Pereira, irá estrear no comando da equipe justamente contra o São Paulo em um Morumbi praticamente lotado. E pela rivalidade entre as equipes, a torcida irá comemorar uma possível “carimbada” no primeiro jogo do português.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/4/U/DeMc9TRB2jzRW1PupGFg/agenciacorinthians-foto-190080.jpg)
Vitor Pereira no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
LEIA TAMBÉM:
- Oscar aguarda reavaliação médica, mas festeja estreia na Libertadores pelo São Paulo: “Noite especial”
- Escalação: São Paulo se reapresenta e tem dúvidas para enfrentar o Atlético-MG
- Foco na bola parada e Rafael em alta: como o São Paulo reencontrou bom momento defensivo
- Após vitória, São Paulo acumula 55% de aproveitamento contra argentinos fora de casa na década
- Titular do São Paulo, Rafael não foi vazado em mais da metade dos jogos que disputou no ano