Teste de fogo: Volpi retorna em semana de clássicos após maior período de ausência no São Paulo

305

GloboEsporte

José Edgar de Matos

Pela primeira vez, goleiro ficou seis jogos consecutivos sem atuar no Tricolor.

Tiago Volpi havia perdido a posição de titular no gol do São Paulo para Jandrei. Porém, o colega e concorrente acabou diagnosticado com Covid-19 e abriu espaço para o retorno do camisa 1 justamente na semana mais complicada para a equipe de Rogério Ceni neste início de temporada 2022.

Publicidade

Nos próximos sete dias, o Tricolor tem Corinthians e Palmeiras pela frente, ambos em casa: o primeiro no dia 5, o segundo no dia 10. O protocolo de afastamento por Covid exige o isolamento de Jandrei por no mínimo uma semana.

Tiago Volpi em São Paulo x Ituano — Foto: Marcos Ribolli

Tiago Volpi em São Paulo x Ituano — Foto: Marcos Ribolli

Contestado por atuações em jogos importantes na temporada passada, como diante de Palmeiras (Libertadores) e Fortaleza (Copa do Brasil), Volpi ganhou a concorrência de Jandrei nesta temporada e viu Rogério Ceni começar o ano adotando um revezamento na posição.

Jandrei atuou nos dois primeiros jogos no Morumbi (Ituano e Santo André), enquanto Volpi esteve nas partidas fora de casa contra Guarani e Red Bull Bragantino. Este curto período serviu para Ceni definir a escalação do atleta recém-chegado no gol são-paulino.

Volpi permaneceu os últimos seis jogos no banco, e Jandrei teve a maior sequência da carreira desde 2018, quando era titular absoluto da Chapecoense.

O cenário vivido nas últimas semanas foi algo inédito para Volpi no São Paulo. Desde a chegada no início de 2019, o goleiro assumiu a condição de titular e só desfalcou o time por casos de suspensão, lesão ou quando acabou poupado. Em nenhum momento, a posição foi ameaçada.

Jandrei pega pênalti e evita derrota do São Paulo

Tiago Volpi soma 190 jogos com a camisa tricolor. A história como titular será reiniciada após o período de maior ausência consecutiva no gol tricolor.

Em 2019, Volpi esteve em 60 de 62 jogos do São Paulo. Já em 2020, atuou em 64 de 65 partidas. No ano passado, somou 64 partidas em 70. As seis ausências foram espaçadas durante o ano, e não de maneira consecutiva como agora.

Tiago Volpi e Jandrei antes de São Paulo x Ituano — Foto: Marcos Ribolli

Tiago Volpi e Jandrei antes de São Paulo x Ituano — Foto: Marcos Ribolli

No último Brasileirão, Volpi atuou nas 38 rodadas e foi o único atleta a conseguir essa marca. Mesmo diante de críticas por erros pontuais, a posição permaneceu intacta até a chegada de Jandrei e o teste promovido por Ceni.

Agora Volpi tem a chance de reverter o quatro diante dos dois rivais são-paulinos. O Tricolor vive ótimo retrospecto nos clássicos estaduais, com 100% de aproveitamento desde a chegada de Rogério Ceni – três jogos e três vitórias.

LEIA TAMBÉM: