GloboEsporte
Atacante, que teve pouco descanso desde mata-mata do Paulista, foi poupado na Sul-Americana.
Artilheiro do São Paulo nesta temporada, com 12 gols, o atacante Jonathan Calleri foi o único titular poupado da viagem para a Bolívia nesta semana, quando o time enfrentou o Jorge Wilstermann e venceu por 3 a 1, pela Copa Sul-Americana.
O descanso se deu após o atacante se tornar o terceiro jogador tricolor que mais tempo esteve em campo nas dez partidas que antecederam o confronto em Cochabamba. E às vésperas de um clássico contra o líder do Campeonato Brasileiro, o Santos.
Calleri é o artilheiro do São Paulo na temporada — Foto: Divulgação/São Paulo
Calleri atuou por 730 minutos. Mais do que ele, só o goleiro Jandrei (787) e o meia Igor Gomes (736). O levantamento é do Espião Estatístico, do ge.
O técnico Rogério Ceni vinha fazendo um rodízio de jogadores desde o início da temporada, mas diminuiu o ritmo das trocas nas últimas semanas, quando começaram os mata-matas do Campeonato Paulista – em que foi vice-campeão – e o Brasileirão, prioridade do clube em 2022.
Principal atacante da equipe, Calleri praticamente não descansou nesse período. Antes do jogo contra o Jorge Wilstermann, ele só não tinha sido relacionado para o duelo contra o Ayacucho, no Peru, quando nenhum titular viajou. Nos outros nove confrontos, jogou os 90 minutos em seis, entrou no segundo tempo em dois e foi substituído no fim do duelo contra o Athletico-PR, quando já tinha marcado três gols.
A parada no meio de semana renova o fôlego do jogador às vésperas de um clássico em que o São Paulo busca reabilitação no Brasileiro.
Na próxima segunda-feira, o São Paulo recebe o Santos, no Morumbi, às 20h (de Brasília), pela quarta rodada do torneio. O time, que impressionou na estreia ao golear o Athletico-PR por 4 a 0 em casa, depois foi derrotado pelo Flamengo, no Maracanã, por 3 a 1, e empatou com o Bragantino, no interior, em 1 a 1.
Toca no Calleri que é gol! Argentino marca 3 vezes na estreia do São Paulo no Brasileiro
O Santos é, também, o único entre os maiores rivais do São Paulo que não tomou gol de Calleri nesta temporada.
As duas equipes só se enfrentaram uma vez em 2022, na primeira fase do Paulista. O argentino começou no banco naquele dia, entrou no segundo tempo, mas não fez gols na vitória por 3 a 0.
O técnico Rogério Ceni deve definir a equipe titular contra o Santos a partir deste sábado, quando o elenco se reapresenta após a viagem à Bolívia. Gabriel Sara, que deixou o campo lesionado, e Nikão, que ficou em São Paulo por causa de um trauma no pé, são dúvidas.
LEIA TAMBÉM:
- Fluminense x São Paulo: veja onde assistir ao duelo das oitavas de final da Copinha
- Até no amistoso? Luis Zubeldía leva cartão amarelo em primeiro jogo do São Paulo no ano; vídeo
- Copinha conhece todos os confrontos das oitavas de final; confira
- Oscar comemora reestreia pelo São Paulo em empate com Cruzeiro: “Estava ansioso”
- Escalação do São Paulo: Zubeldía mescla time em 1º jogo do ano