Calleri se aproxima de meta que obriga São Paulo a comprar direitos do atacante; veja números

264

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues e Leonardo Lourenço

Centroavante precisa estar em campo em pelo menos 30% dos minutos jogados pelo Tricolor até o fim de 2022; falta pouco para marca ser atingida.

Falta muito pouco para o São Paulo ser obrigado a comprar Jonathan Calleri ao fim desta temporada.

Publicidade

Emprestado pelo Deportivo Maldonado, do Uruguai, o jogador tem uma cláusula em seu contrato que obriga o Tricolor a adquirir os direitos econômicos por 3 milhões de dólares (cerca de R$ 14,8 milhões) caso ele participe de 30% dos minutos de jogos do São Paulo entre o dia da sua contratação até o fim de 2022.

Calleri foi anunciado no dia 30 de agosto de 2021 e estreou em 19 de setembro. De lá para cá, o atacante disputou 37 partidas e já soma 2.276 minutos jogados (sem acréscimos).

Desde o seu anúncio, o São Paulo disputou 45 jogos, totalizando 4.050 minutos (sem acréscimos)

Calleri comemora gol pelo São Paulo — Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Calleri comemora gol pelo São Paulo — Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

O clube ainda pode fazer mais 55 partidas nessa temporada – se avançar às finais da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, além das 35 partidas restantes no Brasileirão. Ou seja, mais 4.950 minutos.

Nesse cenário, desde que Calleri chegou ao clube até o fim deste ano seriam 8.640 minutos jogados pelo São Paulo – número máximo que o time pode atingir.

Considerando essa conta, com o São Paulo chegando a todas as finais, Calleri já teria completado 26% da meta estabelecida. Para que não dependa de nenhum outro fator, portanto, o argentino precisará entrar em campo em praticamente mais quatro partidas completas (345 minutos) para ativar o gatilho de compra independentemente do destino do Tricolor na temporada.

Caso o São Paulo seja eliminado precocemente de alguma das duas copas, a meta de minutos de Calleri diminui, aproximando-o ainda mais da meta.

Não atingir esses números é quase impossível diante do cenário apresentado, mas mesmo que não os alcançasse, a probabilidade de Calleri deixar o clube é mínima.

Calleri recebe o Prêmio Pepe de gol mais bonito do Paulistão

Isso porque o argentino é titular indiscutível da equipe comandada por Rogério Ceni e vive uma fase iluminada com a camisa do Tricolor. Nesta temporada, ele já marcou 12 gols em 21 partidas.

Artilheiro da equipe em 2022, ele vê os vice-artilheiros bem atrás e ganha cada vez mais moral no clube. O grito “Toca no Calleri que é gol” virou rotina em jogos no Morumbi.

Nesta quinta-feira, às 19h15, diante do Jorge Wilstermann, na Bolívia, Calleri deve ser poupado da partida válida pela Copa Sul-Americana.

LEIA TAMBÉM: