Central do Apito diz que VAR acerta em não dar pênalti ao Palmeiras, mas erra ao validar segundo gol

262

GloboEsporte

Árbitro de vídeo protagoniza primeiro tempo com lances polêmicos no Allianz Parque.

O VAR se tornou protagonista da partida de volta do Campeonato Paulista entre Palmeiras e São Paulo, neste domingo, no Allianz Parque. Com 30 minutos, o árbitro de vídeo, Thiago Duarte Peixoto, chamou o árbitro Raphael Claus duas vezes para analisar jogadas no monitor. Claus manteve as marcações de campo nas duas vezes, uma contra e outra a favor dos donos da casa.

Para o comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, da Central do Apito, Claus acertou ao não dar um pênalti para o Palmeiras no começo da partida contra o São Paulo, mas depois deveria ter anulado o segundo gol alviverde por uma falta em Calleri no início do lance.

Publicidade

No caso do pênalti, aos sete minutos do primeiro tempo, Danilo chuta forte e a bola bate no braço de Eder. Em campo, Claus mandou o lance seguir.

Pouco depois, por sugestão do VAR, Claus foi ao monitor para analisar a jogada, mas não voltou atrás.

– Braço totalmente recolhido, colado ao corpo, mostrando toda a precaução do jogador. Para mim, isso não é pênalti – afirmou Ricci durante a transmissão do Premiere.

Raphael Claus verifica lance de pênalti no monitor do VAR — Foto: Eduardo Rodrigues

Raphael Claus verifica lance de pênalti no monitor do VAR — Foto: Eduardo Rodrigues

Ele citou a semelhança do lance com o do primeiro jogo da final, em que a bola toca na mão de Marcos Rocha – daquela vez, a arbitragem deu pênalti após intervenção do VAR.

– Lance muito parecido com o do Marcos Rocha, no primeiro jogo, mas não é penalidade. Braço está colado ao corpo.

O segundo lance é o do segundo gol do Palmeiras, aos 27 minutos do primeiro tempo. Após validar a jogada, Claus foi mais uma vez ao monitor para checar uma possível falta de Danilo em Calleri no início.

Mais uma vez, Claus não alterou a marcação. Dessa vez, para Ricci, ele errou.

– O Palmeiras recupera a bola ali (após a suposta falta) e inicia a jogada de ataque. Foi a partir daí que o Palmeiras iniciou a jogada do gol – afirmou o comentarista.

LEIA TAMBÉM: