Dominar para quê? Quase todos os gols de Calleri no São Paulo tem apenas um toque na bola

173

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues 

Veja a origem dos gols do argentino, artilheiro isolado do Tricolor na temporada.

O gol solitário do São Paulo na derrota para o Flamengo, no último domingo, foi o 12º de Jonathan Calleri na temporada. E foi de uma forma que tem se tornado hábito para o atacante: com apenas um toque na bola.

Publicidade

Dos 12 gols que Calleri marcou em 2022, 11 foram anotados com toques de primeira. A exceção aconteceu no duelo contra o Corinthians, pela fase de grupos do Campeonato Paulista. Na ocasião, o argentino deu dois toques (dominou e finalizou).

– Ele é um jogador 9. Tecnicamente é um bom jogador, mas ele é fazedor de gols. Calleri é jogador de área, não é para ele sair tanto, não é para flutuar tanto. É para que ele seja a referência quando joga. Tem bom jogo aéreo, mas tem presença de área, um cara que sempre está ali – afirmou Rogério Ceni em entrevista coletiva após vitória sobre o Corinthians, pelo Paulistão.

Calleri Rodinei São Paulo Flamengo — Foto: Andre Durão

Calleri Rodinei São Paulo Flamengo — Foto: Andre Durão

E a presença de área citada por Rogério Ceni se explica durante os jogos. Todos os 12 gols de Calleri foram marcados de dentro da área, seja de cabeça, perna direita ou até mesmo de bicicleta. A única forma que o atacante ainda não marcou foi com a perna esquerda.

Veja abaixo a origem dos 11 gols de Calleri com apenas um toque:

  • Guarani: cabeça
  • Red Bull Bragantino: cabeça
  • Ponte Preta: chute de perna direita
  • Água Santa: gol de bicicleta (perna direita)
  • São Bernardo: chute de perna direita
  • Palmeiras: gol de pênalti e outro de perna direita
  • Athletico: dois gols, após chute de perna direita e um gol de cabeça 
  • Flamengo: cabeça

A fase goleadora de Calleri coloca o jogador como artilheiro isolado (e com muita folga) do elenco. Luciano, vice-artilheiro na temporada, marcou apenas três gols – nove a menos do que o companheiro.

Para efeito de comparação, o artilheiro do São Paulo na temporada passada foi Pablo, que se transferiu para o Athletico. No ano todo, ele marcou 13 gols em 38 partidas disputadas. Calleri, por sua vez, precisou de 19 jogos para anotar os 12 de 2022.

O argentino pode igualar o número na próxima quarta-feira, às 19h30, diante do Juventude, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, fora de casa. Ceni não deu pistas se irá colocar titulares ou reservas no confronto.

LEIA TAMBÉM: