GloboEsporte
José Edgar de Matos
Time só foi vencer o primeiro jogo na décima rodada e brigou para não cair até o fim.
O São Paulo começa o Brasileirão de 2022 com um objetivo mínimo: não repetir o que fez em 2021. Da briga contra o rebaixamento até a penúltima rodada no ano passado, o clube mira a disputa por um lugar na próxima Copa Libertadores, e há uma lição do ano passado que será colocada à prova a partir deste domingo.
Para a estreia na competição diante do Athletico-PR, no Morumbi, a partir das 19h (de Brasília), a comissão técnica de Rogério Ceni deixou 11 atletas considerados titulares trabalhando em São Paulo, enquanto reservas venceram o Ayacucho, no Peru, pela Sul-Americana.
A equipe deve estrear no Brasileiro com Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia; Igor Gomes, Nikão e Alisson; Eder e Calleri. Rodrigo Nestor e Gabriel Sara, machucados, se encontram sob cuidados do Reffis.
A prioridade na Série A tem como intuito não repetir o péssimo início de 2021, que direcionou o clube desde o início para brigar contra o rebaixamento. A médio prazo, o Brasileirão surge como a grande prioridade no planejamento são-paulino.
Elenco do São Paulo trabalha para não repetir início de 2021 — Foto: Staff Images/Conmebol
Na temporada passada, o São Paulo só obteve a primeira vitória na décima rodada, quando bateu o Internacional por 2 a 0, em Porto Alegre. Nos nove primeiros compromissos, o time somou apenas cinco pontos e virou a metade do turno na penúltima posição.
Este início ruim condenou o Tricolor à segunda metade da tabela, primeiramente sob comando de Hernán Crespo e no fim com Rogério Ceni. A briga contra o rebaixamento foi constante, e a equipe só se salvou na penúltima rodada, com a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude.
Melhores momentos: São Paulo 3 x 1 Juventude, pela 37ª rodada do Brasileirão 2021
O Tricolor teve a pior campanha de sua história nos pontos corridos. Com apenas 48 pontos, terminou com dois a menos do que as campanhas de 2
A pior campanha nos pontos corridos ocorreu justamente depois de a equipe quebrar um jejum de quase nove anos sem títulos. A conquista do Paulistão de 2021 contrastou com o início ruim e a campanha pífia durante todo o restante da temporada.
Agora, ciente do exemplo do ano passado, Ceni trabalhou a equipe base para competir no melhor nível desde a primeira rodada. A estreia diante do Athletico, campeão da Sul-Americana, marca o início desafiador da equipe tricolor em 2022.
Depois do jogo contra o Athletico, o São Paulo sai para encarar o Flamengo, no Rio de Janeiro, e o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Na sequência, Rogério Ceni e companhia encaram o clássico contra o Santos e mais um jogo duro fora de casa diante do Fortaleza, no Castelão.
LEIA TAMBÉM:
- Entenda como saída de Rafinha altera planejamento do São Paulo
- Empresário de Alan Franco diz que espera reunião para tratar de renovação com o São Paulo
- Retrospectiva 2024: São Paulo vence a Supercopa, mas encara frustrações na temporada
- Veja quais jovens da base estão no radar da diretoria e da comissão técnica do São Paulo para 2025
- Sem Rafinha e com possível saída de Moreira, São Paulo liga alerta para lateral-direita