GloboEsporte
Tricolor encara o Bragantino, neste sábado, com elenco completo à disposição de Ceni.
O Brasileiro de 2021 deixou lições no São Paulo para 2022. A péssima campanha, sob ameaça de rebaixamento, teve como fator importante a sequência de lesões que tirou jogadores importantes do time durante boa parte do torneio.
Para tentar evitar as baixas médicas, o técnico Rogério Ceni decidiu, no começo desta temporada, que faria um rodízio de atletas nos jogos do Paulistão com a clara intenção de chegar ao Brasileiro com o menor número possível de lesionados.
Foi uma estratégia bem diferente da do ano passado, quando o torneio foi tratado como prioridade. Atletas não tiveram férias, a pandemia gerou maratona de jogos em poucos dias e o então técnico Hernán Crespo quase sempre escalava força máxima. O São Paulo foi campeão, mas o esforço pelo título cobrou um preço no restante da temporada.
Gabriel Sara perdeu nove jogos por lesão em 2022, mas está liberado — Foto: Divulgação/São Paulo FC
A decisão de Ceni, diante de seus objetivos, deu certo: o São Paulo encara o Red Bull Bragantino, neste sábado, em Bragança, às 16h30, sem desfalques por lesão – pelo segundo jogo seguido no Brasileiro.
Em 2021, Crespo teve desfalques em todas as três primeiras rodadas da competição: Benítez e Daniel não jogaram contra Fluminense, além de Atlético-GO e Atlético-MG, quando Luan se juntou a eles na lista de contundidos.
A situação ficaria ainda pior logo depois: contra o Cuiabá, na sexta rodada, o São Paulo teve seis jogadores vetados: Miranda, Daniel Alves, Luan, Hernanes, William e Luciano.
Há um ano, o time fez péssimo início no Brasileiro, quando conquistou sua primeira vitória só na décima rodada – e se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, apenas.
São Paulo joga mal, mas busca empate contra o Juventude
Ceni afirmou que tem no Brasileiro a principal missão na temporada, que é classificar o São Paulo para a Libertadores de 2023. Por isso, depois de rodar o elenco no Paulista – e mesmo assim chegar à final – ele agora tem poupado titulares na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
Para ter todos seus titulares à disposição para a estreia no Brasileiro, há duas semanas, Ceni viajou ao Peru, dias antes, para enfrentar o Ayacucho, só com reservas. Nesta semana, Rafinha, Diego Costa, Welington e Igor Gomes ficaram em São Paulo enquanto a equipe empatava com o Juventude em Caxias do Sul.
Na abertura do Brasileiro, contra o Athletico-PR, em casa – ainda sem Gabriel Sara e Rodrigo Nestor –, o São Paulo venceu por 4 a 0. No fim de semana seguinte, já sem desfalques, perdeu por 3 a 1 para o Flamengo, no Maracanã.
O jogo contra o Bragantino é uma oportunidade de reação ao São Paulo, que jogou mal no Rio de Janeiro e contra o Juventude, pela Copa do Brasil – empate em 2 a 2 com um gol de Reinaldo de pênalti no fim da partida.
Com três pontos – uma vitória e uma derrota –, o São Paulo é o sétimo colocado no Brasileirão.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo