90 anos de Dino Sani

137

SãoPaulo F.C.

Michael Serra

Ídolo são-paulino, campeão do mundo pela seleção brasileira em 1958, faz aniversário hoje.

Dino Sani, um dos maiores jogadores da história do São Paulo e do futebol brasileiro, completa nesta segunda-feira, dia 23, 90 anos de idade. Em homenagem ao craque, o Arquivo Histórico traz um e-book com a passagem do ídolo pelo Mais Querido.

Publicidade

Descendente de italianos, Dino Sani começou a carreira de jogador de futebol atuando pelo time da colônia, o Palmeiras, por herança de família. Ainda jovem, perambulou por XV de Novembro de Jaú e Comercial, da capital. O São Paulo o contratou deste clube, em 1954, pouco após o Tricolor se sagrar Campeão Paulista de 1953.

Ao ser anunciado, o futuro de sucesso que lhe aguardava pouco podia ser previsto. A “Revista Tricolor”, número 37, de 1954, dizia simplesmente: “Já foram contratados: Dino Sani, paulista, 21 anos de idade, solteiro, meia-direita. É um jovem de excelentes qualidades, vivo, inteligente e de uma grande resistência orgânica ”.

Foi muito mais que isso. Foi um craque de renomada finesse, que até assustava o público pela maneira gentil com que tratava a bola. Começou como meia. Já se diferenciava dos demais quando o técnico Béla Guttmann, em 57, encontrou sua posição certa, médio-volante. Uma das maiores características de Dino era a facilidade em marcar gols de falta. Foram muitos gols no São Paulo, desta maneira.

Assim, terminou a passagem pelo Tricolor com 113 gols marcados. Hoje, se encontra na 15ª posição do ranking dos maiores artilheiros do time.
Foi campeão mundial pela seleção na primeira conquista, na Suécia, em 1958, ao lado dos também tricolores Mauro Ramos e De Sordi. Pela seleção canarinho, enquanto atleta do São Paulo, foram 19 jogos (12 vitórias, 4 empates e somente 3 derrotas) e dois gols.

Transferiu-se depois para o Boca Juniors, da Argentina. Nos primeiros anos da década de 60 foi uma das estrelas do Milan da Itália. Encerrou a carreira no integrante do Trio de Ferro que lhe faltava no currículo, o Corinthians, em 1968, lá também se consagrando.

Jogos disputados pelo SPFC: 324
Estreia: 21/02/1954
Último jogo: 27/03/1961
Gols marcados no SPFC: 113
Nascimento: 23/05/1932, São Paulo (SP).
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1957.

LEIA TAMBÉM: