Análise: São Paulo mostra postura vencedora, mas ainda precisa achar regularidade

140

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Tricolor vence o Cuiabá de virada e se aproxima das primeiras colocações do Brasileirão.

A vitória do São Paulo sobre o Cuiabá, por 2 a 1, no último domingo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, pode ser dividida em duas partes: antes e depois do gol sofrido, ainda no primeiro tempo.

Publicidade

Com o jogo 0 a 0, o Tricolor mostrou toda a apatia que vinha acompanhando a equipe nos últimos jogos e que gerou certa preocupação no técnico Rogério Ceni no meio da semana, quando disse que o time precisava “estar alerta para jogar melhor”.

Jogadores do São Paulo festejam virada sobre o Cuiabá — Foto: Marcos Ribolli

Jogadores do São Paulo festejam virada sobre o Cuiabá — Foto: Marcos Ribolli

E para jogar melhor neste domingo o São Paulo precisou levar um gol para acordar. Aos 32 minutos do primeiro tempo, Jenison aproveitou uma trapalhada de Léo e Arboleda para abrir o placar e, consequentemente, ligar aquele sinal de alerta no Tricolor.

Depois do gol, um outro São Paulo apareceu no gramado do Morumbi. Para não fazer a pressão aumentar nas arquibancadas, a equipe se lançou ao ataque e só não empatou graças às boas defesas de Walter. Ainda na etapa inicial, ele defendeu duas cabeçadas, uma de Calleri e outra de Arboleda – o zagueiro já havia acertado a trave nos primeiros minutos.

Zagueiro pela direita: veja as ações de Rafinha em nova função no São Paulo

Mesmo com o placar adverso, os jogadores foram para o vestiário sob aplausos dos mais de 27 mil torcedores, que perceberam ali uma mudança de postura nos minutos finais.

Para o segundo tempo, Rogério Ceni tirou o primeiro volante Pablo Maia e colocou o meia ofensivo André Anderson. A mudança ousada surtiu efeito, e o São Paulo passou a jogar melhor, com mais jogadas trabalhadas. O empate parecia questão de tempo.

Foi bem? Veja todos os lances de André Anderson em São Paulo x Cuiabá

Aos 20 minutos, então, ele aconteceu. André Anderson arrancou para a área e caiu após disputa com Marllon. O árbitro Alexandre Vargas Tavares de Jesus marcou o pênalti, que foi convertido por Calleri – o sexto gol do artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Foi pênalti? Salvio analisa disputa entre Marllon e André Anderson

Nove minutos depois, a situação ficou um pouco mais facilitada com a expulsão de Jonathan Cafu por falta em Arboleda. O São Paulo chegou ao gol da virada aos 36 minutos, com Nikão. Depois disso, era só segurar o resultado e comemorar a nona vitória consecutiva no Morumbi.

Os três pontos foram importantíssimos para as pretensões do Tricolor no Brasileirão. Agora, o time está muito mais próximo do pelotão de frente e pode começar a sonhar com coisas maiores na competição.

Para isso, porém, é necessário achar a regularidade. Dentro de casa, por exemplo, o São Paulo tem mostrado boas reações e um futebol mais dinâmico. Como visitante, porém, a situação tem se complicado com partidas abaixo da média.

No próximo domingo, às 16h, em Itaquera, a equipe terá uma das grandes provas de fogo neste Brasileirão ao visitar o Corinthians. O Tricolor jamais venceu no estádio e pode dar um pontapé inicial para achar essa regularidade.

LEIA TAMBÉM: