Calleri, do São Paulo, faz temporada com melhor média de gols da carreira

245

GloboEsporte

Artilheiro do time em 2022 com 13 gols, atacante supera números de 2016, no Morumbi, e de 2015, quando ainda defendia o Boca Juniors.

Artilheiro do São Paulo no ano, com 13 gols, o argentino Jonathan Calleri vive, aos 28 anos, a temporada com a melhor média de gols de sua carreira.

Titular incontestável da equipe de Rogério Ceni, Calleri entrou em campo 22 vezes pelo São Paulo desde o Campeonato Paulista. A média de 0,59 gol por jogo é superior à de sua primeira passagem pelo clube, em 2016, e também à do ano anterior, quando explodiu no Boca Juniors.

Publicidade

No único ano em que defendeu a equipe de Buenos Aires, Calleri marcou 23 gols em 59 partidas – em números absolutos, a com maior quantidade de gols, mas a média é inferior à do São Paulo, 0,39.

Calleri com a nova camisa 2 do São Paulo — Foto: Divulgação Adidas

Calleri com a nova camisa 2 do São Paulo — Foto: Divulgação Adidas

O atacante se transferiu para o Morumbi no ano seguinte. Em seis meses, até se transferir para o West Ham, fez 16 gols em 31 partidas, média de 0,51.

A passagem por clubes da Europa jamais chegou perto dos números de Calleri em equipes sul-americanas. Nos Las Palmas, da Espanha, fez 12 gols em 41 confrontos (0,29 de média).

De volta ao São Paulo em agosto do ano passado, fez pouco gols na reta final do Brasileiro – cinco em 16 jogos.

A conexão com o São Paulo ficou mais clara em 2022. Os 13 gols de Calleri, até maio, já igualam a marca de Pablo, o jogador que mais fez gols pelo São Paulo em toda a temporada de 2021.

Presidente diz que vai comprar direitos

Nesta semana, à Central do ge, o presidente do São Paulo, Julio Casares, garantiu que Calleri será contratado em definitivo em dezembro, quando termina o empréstimo do Deportivo Maldonado, clube uruguaio que detém os direitos do atacante.

O investimento, ainda que seja do desejo da diretoria, muito provavelmente será obrigatório ao São Paulo: o contrato de empréstimo prevê que o clube terá que pagar US$ 3 milhões (cerca de R$ 15 milhões) caso uma meta prestes a ser batida seja cumprida – a de que Calleri, até dezembro, tenha atuado por pelo menos 30% dos minutos que a equipe esteve em campo desde agosto.

É possível que esse gatilho seja acionado caso Calleri jogue mais duas partidas, independentemente do que acontecer com o São Paulo até dezembro.

“O São Paulo vai comprar o Calleri”, afirma Julio Casares

Escalação provável

O atacante deve voltar ao time no domingo, contra o Fortaleza, no Ceará. Na última quinta, ele foi poupado e nem viajou ao Chile, onde o São Paulo empatou com o Everton, pela Copa Sul-Americana.

Desta maneira, a provável escalação tem: Jandrei, Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Andrés Colorado, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Alisson; Eder e Calleri.

LEIA TAMBÉM: