De Pi a Profeta: a história de Hernanes em dez atos até a aposentadoria no futebol

261

GloboEsporte

Camila Alves 

Apelidado como Pi pela família, pernambucano despede-se após caminhada marcada por títulos, clubes no Brasil e na Europa, além de passagens na seleção brasileira.

Hernanes esteve no Morumbi – na última segunda-feira – para anunciar a aposentadoria do futebol, após duas décadas de carreira. Aos 36 anos de idade, o meia-atacante recebeu homenagens no estádio e despediu-se no São Paulo, clube em que virou ídolo, após uma caminhada marcada por conquistas nos campos – e encerrada com o último ato no estado de origem: Pernambuco, pelo Sport.

Publicidade

No “Adeus do Profeta” aos gramados, relembramos a carreira do pernambucano em 10 atos.

Hernanes em homenagem feita pelo São Paulo — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Hernanes em homenagem feita pelo São Paulo — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

De volta para casa… no último ato da carreira

Hernanes anunciou a aposentadoria no Morumbi, mas despediu-se dos gramados meses antes, ainda na Ilha do Retiro. Permaneceu no Sport durante o segundo semestre de 2021 e deixou o clube ao término do contrato, em dezembro.

  • Hernanes indicava a aposentadoria ainda em março

Hernanes agradece procura do Sport, mas diz que vai pensar sobre renovação

O detalhe é que Hernanes nasceu em Pernambuco, encantava-se pelo Rubro-negro quando criança e nunca havia vestido a camisa do Leão. Nunca havia vestido qualquer camisa do estado como profissional, na realidade. Só passou pelo Santa Cruz, mas ainda no futsal, e atuou na base do Unibol – do município de Paulista – antes de se transferir para o São Paulo.

  • Hernanes reencontra as origens no Sport e no Recife: “A qualidade do fruto é determinada pela raiz”
Hernanes, durante Fluminense x Sport, no Maracanã — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Hernanes, durante Fluminense x Sport, no Maracanã — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

De Pi ao Profeta

Foi em Pernambuco que Hernanes recebeu seu primeiro apelido: Pi. Uma criação do pai, em meio à série de “apelidos sem sentido” da família, como costumar contar o próprio meia. A nomeação até agora continua sendo utilizada, mas por parentes e amigos mais próximos.

A alcunha de Profeta só apareceu anos depois. Dessa vez, por conta do jornalista Thiago Leifert. As declarações de Hernanes em tom professoral e cheias de metáforas viraram uma marca registrada. E foram responsáveis pelo nome que o meia carregou desde o início no São Paulo até a aposentadoria.

As origens do apelido “O Profeta”, de Hernanes, meia do Sport

Quase dispensado… e salvo após excursão na Índia

Hernanes assinou o primeiro contrato profissional quando estava no último ano dos juniores do São Paulo. Mas o detalhe é que por pouco não foi dispensado.

Ele teve dificuldades para se firmar no elenco principal e terminou emprestado ao Santo André, em 2006. Só voltou no ano seguinte, ainda como desconhecido, e foi escolhido para participar de uma excursão do Tricolor para a Índia – apenas com jogadores que estavam sem espaço. Ali, chamou a atenção da comissão técnica.

Hernanes pelo São Paulo — Foto: São Paulo FC / Divulgação

Hernanes pelo São Paulo — Foto: São Paulo FC / Divulgação

O primeiro título

Promovido ao elenco principal, Hernanes ganhou espaço com as saídas de Mineiro e Josué. Tornou-se titular no Brasileiro de 2007 e terminou conquistando o primeiro título da carreira naquele momento – com o São Paulo.

O gol de Hernanes, pelo São Paulo, contra o Cruzeiro, no Brasileirão de 2007

Expresso Europa

Depois do primeiro título, Hernanes só cresceu. Conquistou o bicampeonato no Brasileiro de 2008 e no ano seguinte ainda foi considerado como jogador mais promissor do mundo – pelo jornal inglês The Times. Os bons números levaram o pernambucano para a Europa.

Caio Ribeiro visita ‘o profeta’ Hernanes na Itália

A caminhada começou na Lazio com status de fenômeno e comparações a Paulo Roberto Falcão, ídolo da Roma. Ele conquistou o título da Copa da Itália 2012-13 e ainda levou o posto de melhor da competição. Na sequência, emendou passagens na Internazionale e na Juventus – onde conseguiu outros dois títulos.

Hernanes comemora gol na Lazio — Foto: Reuters

Hernanes comemora gol na Lazio — Foto: Reuters

Ambidestro de gol inédito

Foi na Itália que Hernanes conquistou outro feito inédito. Ele nasceu destro, mas sempre treinou a perna esquerda e terminou sendo considerado como “ambidestro”. Em 2015, conseguiu marcar o primeiro gol com a perna esquerda em cobranças de falta – garantindo a vitória da Inter de Milão, por 2 a 1, sobre a Lazio.

Hernanes na batida do seu primeiro gol de falta com a perna esquerda na carreira profissional — Foto: Reuters

Hernanes na batida do seu primeiro gol de falta com a perna esquerda na carreira profissional — Foto: Reuters

A sonhada conquista… que não veio

Hernanes estava ainda no São Paulo quando teve a primeira convocação para a seleção brasileira, em 2008. E terminou ficando.

Titular nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, o pernambucano carregava o sonho de conquistar o ouro olímpico. Porque na época era algo inédito para a seleção. Apesar da meta, o meia frustrou-se – ficando com a medalha de bronze.

Hernanes vibra com Ronaldinho e Marcelo — Foto: Reprodução

Hernanes vibra com Ronaldinho e Marcelo — Foto: Reprodução

2008 – Pequim: bronze futebol masculino

O auge na seleção… Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014

Hernanes perdeu espaço na seleção de Dunga após as Olimpíadas e ficou fora da relação na Copa do Mundo de 2010. Só voltou após dois anos, mas com Mano Menezes no comando – e graças a fase na Lazio.

A segunda volta para a seleção aconteceu em 2013, com a chegada de Felipão no comando técnico. Hernanes retornou para a Copa das Confederações – conquistando a taça – e foi chamado para a Copa do Mundo 2014, disputada no Brasil.

Neymar e Hernanes comemoram gol do Brasil — Foto: Agência Reuters

Neymar e Hernanes comemoram gol do Brasil — Foto: Agência Reuters

A volta do Profeta a São Paulo…

Hernanes ainda passou pela China antes da volta ao Brasil. Foi vendido para o Hebei China Fortune por oito milhões de Euros e permaneceu até a metade de 2017, quando transferiu-se para o São Paulo. Primeiro por empréstimo de um ano e depois em definitivo.

Na volta do Tricolor, conquistou o Campeonato Paulista de 2021 e decidiu deixar o clube ao fim da respectiva temporada – porque estava sem espaço no Morumbi.

Hernanes se despede da torcida do São Paulo com carta emocionante

…e ao Recife

Após a rescisão de contrato com o São Paulo, o meia-atacante assinou com o Sport para disputar a Série A do Brasileiro. Tornou-se o principal armador da equipe, mas despediu-se sem gols e com o rebaixamento confirmado para a Série B.

Hernanes pode estrear pelo Sport contra o Flamengo

Resort, restaurante… e produtor de vinhos

A Itália recebeu Hernanes após a passagem no Recife. Ele havia chegado ao país – ainda em 2010 – sem conhecer nada sobre vinhos, mas terminou se interessando pelo assunto. Desde aquela época, em poucos anos, tornou-se produtor de uvas – com a própria vinícola no país – e abriu um empreendimento: a Ca’ del Profeta (Casa do Profeta).

  • Mikael visita resort de Hernanes na Itália e conta sobre encontro: “Está me ensinando muitas coisas”

São mais de quatro hectares de vinhedos na região de Asti, no Piemonte, na Itália. Além de uma pousada e restaurante. E é lá que Hernanes tem passado os últimos meses.

Hernanes com a família na Itália — Foto: Reprodução

Hernanes com a família na Itália — Foto: Reprodução

Hernanes está na Europa desde janeiro, quando chegou ao fim do contrato com o Sport — Foto: Reprodução

Hernanes está na Europa desde janeiro, quando chegou ao fim do contrato com o Sport — Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM: