Thiago Couto sobe em escala de goleiros do São Paulo e deve ter nova chance com Ceni

376

GloboEsporte

Saída de Tiago Volpi faz garoto virar reserva imediato de Jandrei; nascido no Dia do Goleiro e desde os dez anos no Tricolor, ele deve ser titular contra o Jorge Wilstermann.

A saída do goleiro Tiago Volpi abrirá espaço para Thiago Couto, cria das categorias de base do São Paulo, ganhar mais espaço no clube que o recebeu aos dez anos de idade.

Thiago Couto era o quarto goleiro do São Paulo até a temporada passada, mas subiu dois degraus com as saídas de Lucas Perri, emprestado ao Náutico no início do ano, e agora de Tiago Volpi.

Publicidade

Nesta quinta-feira, diante do Jorge Wilstermann, às 21h30 (de Brasília), Thiago Couto deve ser titular no jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Tricolor pode garantir a classificação antecipada com uma vitória.

Caso seja confirmada a condição de titular, será a primeira vez que Thiago Couto disputará uma partida internacional com a camisa do São Paulo. E será apenas o segundo jogo como profissional.

Thiago Couto em estreia pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Thiago Couto em estreia pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Multicampeão na base, Thiago Couto começa a ganhar chances justamente com o treinador que deu as primeiras oportunidades a ele. Em 2017, o Tricolor disputou a Florida Cup e o goleiro, com apenas 17 anos, foi chamado por Rogério Ceni para integrar o elenco.

Após esse período com o time principal, Thiago Couto retornou às categorias de base para acumular mais títulos, como o da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2019. Ele era titular daquela equipe que tinha jogadores como Antony, Tuta, Morato, Rodrigo Nestor, Welington e Diego Costa.

O sucesso do jogador na base, porém, já era caso antigo. Pelo sub-15, Thiago Couto viveu um momento especial logo em seu primeiro ano no CT de Cotia – até os 14 anos os jogadores não podem se alojar no centro de treinamentos.

Na Copa do Brasil sub-15 de 2014, o São Paulo disputou o título contra o Corinthians. A decisão foi para os pênaltis, e o Tricolor levou a melhor graças a Thiago Couto. O goleiro defendeu duas cobranças e foi fundamental na conquista. Naquele ano, ele ainda venceria o Campeonato Paulista da categoria.

Thiago Couto em treino pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / www.saopaulofc.net

Thiago Couto em treino pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / www.saopaulofc.net

Curiosamente, quatro anos depois o jogador repetiu tal feito. Desta vez pelas quartas de final da Copa RS sub-20, Thiago Couto novamente defendeu duas cobranças de pênaltis contra o Corinthians e colocou o Tricolor na semifinal.

Nascido no dia 26 de março, data em que se comemora o Dia do Goleiro, Thiago Couto tenta mostrar que pode ser um reserva de confiança e que o São Paulo não precisará correr para contratar outro goleiro.

– Temos o Thiago Couto, goleiro que vejo que sabe jogar muito bem com os pés, calmo, tranquilo. Pode renovar seu contrato, aí vai depender dele, do empresário – afirmou Ceni na última entrevista coletiva.

Há pressa da diretoria tricolor na negociação com Thiago Couto. O jovem arqueiro, de 23 anos, tem contrato só até o final de junho.

LEIA TAMBÉM: