Análise: queda de produção do São Paulo liga sinal de alerta

161

GloboEsporte

José Edgar de Matos

Pelo terceiro jogo seguido, Tricolor deixa escapar a vitória após sair na frente no placar.

Sair na frente, cair de desempenho e sofrer o empate. Pelo terceiro jogo consecutivo no Brasileirão, o São Paulo repetiu esse cenário e desperdiçou de novo a oportunidade de colar na liderança da competição. O empate por 1 a 1 com o Avaí, na Ressacada, liga um sinal de alerta no elenco.

Publicidade

Contra o Corinthians, em Itaquera, a equipe sobrou na primeira etapa, mas cedeu espaços e levou o empate no segundo tempo. Diante do Ceará, após fazer 2 a 1, o São Paulo desperdiçou dois pontos ao levar um gol de Mendoza na parte final do jogo.

No último sábado, o jogo teve gol (de Reinaldo) e um erro de pênalti (de Calleri), que se mostrou decisivo, antes de Jandrei ser vazado após espalmar fraco no pé de Muriqui.

Rogério Ceni não gostou da atuação do time na parte final do jogo — Foto: R.Pierre/AGIF

Rogério Ceni não gostou da atuação do time na parte final do jogo — Foto: R.Pierre/AGIF

A atuação são-paulina foi irregular. Depois de bom início, a equipe voltou a apresentar antigos problemas como visitante, com erros de passes e lentidão no setor de meio-campo. Mesmo assim, nos minutos finais, Reinaldo abriu o placar de pênalti, convertendo a 20ª cobrança pelo São Paulo.

A vantagem poderia ser ainda maior, mas um erro decisivo mudou a história da partida. Com poucos segundos, o Tricolor teve novo pênalti para bater, mas Reinaldo não foi para a cobrança, apesar do aproveitamento excepcional. Calleri arrematou, perdeu, e o jogo mudou.

Avaí x São Paulo — Foto:  R.Pierre/AGIF

Avaí x São Paulo — Foto: R.Pierre/AGIF

A partir da cobrança perdida pelo argentino, o São Paulo repetiu o cenário das últimas partidas. A queda de rendimento, com erros técnicos e abatimento, incomodou o técnico Rogério Ceni, ciente de que os pontos desperdiçados nos últimos três compromissos vão fazer falta.

– O resultado foi péssimo. A apresentação depois do pênalti foi péssima, foi muito ruim. E nós, assim, infelizmente, mais uma vez, tivemos a oportunidade de chegar aos 16 pontos. Falhamos e não conseguimos. E depois que perdemos o pênalti, baixamos a cabeça e desistimos do jogo, e o Avaí acabou crescendo – declarou o treinador.

Veja a entrevista do técnico Rogério Ceni, do São Paulo, após o empate com o Avaí

O pênalti perdido por Calleri serviu para mudar também o ambiente do estádio da Ressacada. A torcida do Avaí subiu o volume, e a equipe da casa também se soltou mais.

O sistema de marcação se mostrou falho, deixando espaços na entrada da área. Em uma situação desse tipo, Jandrei rebateu um chute de longe, e Muriqui, livre, empatou o marcador.

O empate frustrante poderia ainda ser uma derrota, se Copete não desperdiçasse uma das maiores chances de um jogador neste Brasileirão.

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Reinaldo — Foto:  R.Pierre/AGIF

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Reinaldo — Foto: R.Pierre/AGIF

Tudo bem que Calleri também perdeu um gol que costumeiramente não perde, mas, assim como em Itaquera, o time somente incomodou uma única vez o rival após ver a vitória escapar.

Uma equipe que quer brigar em cima, em um contexto de menos investimento e possibilidade de reforços na comparação com os rivais, não pode desperdiçar tantas vantagens como o São Paulo de Rogério Ceni tem perdido. Vale a atenção redobrada para as próximas semanas.

O time volta a campo na quinta-feira, às 20h, contra o Coritiba, fora de casa, onde o Tricolor ainda não tem vitória neste Brasileirão. São quatro empates (Red Bull Bragantino, Fortaleza, Corinthians e Avaí) e uma derrota (Flamengo).

LEIA TAMBÉM: