Análise: São Paulo aprende com erros e abre vantagem contra o Palmeiras

57

GloboEsporte

Leonardo Lourenço 

Tricolor faz 1 a 0 nas oitavas da Copa do Brasil após derrota frustrante no Brasileiro; time ainda peca em matar jogo e lamenta lesão de Arboleda.

Não faltou concentração ao São Paulo desta vez, nem aconteceu de o time abdicar do ataque. Houve quem observasse a semelhança do jogo contra o Palmeiras, nesta quinta, ao da última segunda: domínio no primeiro tempo, gol de Patrick.

Publicidade

Dessa vez, porém, ao contrário do duelo pelo Brasileiro, que o rival conseguiu virar nos acréscimos do segundo tempo, o São Paulo manteve o resultado até o fim e abriu vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil (joga pelo empate na volta, dia14 de julho, no Allianz Parque).

Patrick fez o gol da vitória do São Paulo sobre o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Patrick fez o gol da vitória do São Paulo sobre o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Os erros cometidos no começo da semana serviram de lição, aparentemente, ao time de Rogério Ceni. A equipe manteve a concentração, o ritmo competitivo e não deixou de incomodar o rival quando já tinha a vantagem.

E teve até oportunidade de fazer um placar mais amplo. Mas repetiu um problema que tem acompanhado o São Paulo nas partidas recentes: não consegue matar o jogo, fazer o segundo gol.

Rogério começou a partida com o mesmo time de segunda-feira contra o Palmeiras, apesar de ter deixado no ar a possibilidade de poupar jogadores no duelo desta quinta para priorizar o Brasileiro.

Não é comum a Ceni escalar os mesmos 11 por dois jogos seguidos. Um indício de que ele acreditava no plano traçado no jogo anterior, apesar das falhas de execução no final.

– Maior lição que eu tive foi acreditar nas próprias convicções, os jogadores de segunda-feira foram os mesmos hoje. Por 194 minutos estivemos na frente, um minuto o Palmeiras esteve na frente – disse Ceni após o jogo de quinta.

O São Paulo fez uma marcação implacável no Palmeiras no primeiro tempo. O rival, que na temporada passou em branco em só quatro jogos, praticamente não teve chances contra Jandrei.

Calleri, isolado no ataque, recebia companhia dos meias, principalmente Igor Gomes e Patrick. O camisa 9 quase marcou no começo, mas Weverton evitou o gol.

A vantagem do São Paulo saiu dos pés de Patrick. O meia brigou na entrada da área e aproveitou um vacilo de Gustavo Gómez e Danilo, saiu na cara de Weverton e bateu sem chance para o goleiro.

Calleri e Murilo disputam a bola em São Paulo x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Calleri e Murilo disputam a bola em São Paulo x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

No segundo tempo, que tem sido de problemas ao São Paulo, que geralmente cai de produção após o intervalo, o time manteve a pegada, mesmo contra um Palmeiras melhor do que o da etapa inicial.

Teve oportunidade de ampliar o placar, não fez. Esse é um problema ainda sem solução no Morumbi.

Ceni segurou o time titular enquanto pode, deixando as substituições para a metade final do segundo tempo. Uma delas será lembrada.

Miranda entrou no lugar de Arboleda, que se machucou numa dividida com Rafael Navarro. Na queda, prendeu o pé esquerdo no gramado. Ele deixou o campo chorando.

O São Paulo deve fazer exames nesta sexta-feira, mas a primeira análise, feita no vestiário, era de suspeita dos ligamentos do tornozelo – uma lesão que, se confirmada, deve afastá-lo da temporada e da Copa do Mundo.

A equipe leva uma vantagem mínima para o jogo da volta, no Allianz Parque, marcado para o dia 14 de julho. É pequena, mas é uma vantagem – nada desprezível quando o rival é o Palmeiras.

O São Paulo volta a campo no domingo, novamente no Morumbi, contra o Juventude, pelo Brasileiro.

LEIA TAMBÉM: