GazetaEsportiva
Três dias depois de um clássico eletrizante com a vitória de virada do Palmeiras sobre o São Paulo por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, os rivais fazem nesta quinta-feira mais uma edição do tradicional Choque-Rei. Desta vez será pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no mesmo estádio do Morumbi, na capital paulista, a partir das 20 horas (de Brasília).
Líder isolado do Brasileirão, o Palmeiras mostrou muita força, mental e física, na última segunda-feira ao conseguir a virada com dois gols nos últimos cinco minutos do clássico. E é assim que quer entrar em campo nesta quinta contra um time que tenta juntar os cacos de um resultado inesperado. O técnico Rogério Ceni busca encontrar um equilíbrio para seu elenco, que agora começa a encarar confrontos de mata-mata.
As duas equipes se enfrentaram 19 vezes em confrontos eliminatórios e o São Paulo tem ampla vantagem no retrospecto. O Tricolor levou a melhor em 14 oportunidades contra cinco do Palmeiras. Por outro lado, o Verdão saiu vencedor nos duelos recentes, como o título do Campeonato Paulista em 2022 e a classificação nas quartas de final da Copa Libertadores no ano passado.
Para o Choque-Rei, Rogério Ceni contará com vários desfalques: Gabriel Sara (recuperação de cirurgia no tornozelo direito), Nikão (dores no tornozelo esquerdo), Alisson (entorse no joelho direito), Talles Costa (entorse no tornozelo direito), Luan (cirurgia no músculo adutor da coxa esquerda) e Caio (rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito).
Mas todos esses problemas são anteriores ao jogo da última segunda-feira. Assim, sem novas lesões ou suspensão, o São Paulo deverá usar o que tem de melhor no Morumbi contra o Palmeiras na busca por um bom resultado que lhe dê mais tranquilidade para o duelo da volta, previsto para acontecer daqui três semanas, no dia 14 de julho, no estádio Allianz Parque. Pelo regulamento da Copa do Brasil não o gol fora como critério de desempate, o que deixa a disputa mais equilibrada.
No Palmeiras, o técnico Abel Ferreira testou negativo para a covid-19 e acompanhou o treino desta quarta-feira na Academia de Futebol. Contudo, ele ainda não foi liberado pela CBF, e João Martins volta à área técnica no Morumbi. Como desfalque certo, a equipe tem o volante Jailson, que teve contusão grave no joelho e deve demorar para retornar ao time.
Quem pode ficar à disposição é o lateral-direito Marcos Rocha, que se recuperou de uma mialgia na coxa direita. Desde a última terça-feira, ele treinou de maneira integral junto com o elenco. O lateral-esquerdo Jorge também tem treinado com os companheiros e pode pintar como opção no banco de reservas. O meio de campo do Verdão também deve ser reforçado. Zé Rafael, suspenso no Choque-Rei da última segunda-feira, pode voltar ao time titular. Raphael Veiga treinou com o elenco nesta quinta-feira e fica como opção.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PALMEIRAS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de junho de 2022 (quinta-feira)
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Arboleda e Léo; Rafinha, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Welington (Reinaldo); Patrick (Luciano) e Calleri
Técnico: Rogério Ceni
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Luan (Murilo) e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu, Rony e Verón
Técnico: João Martins
LEIA TAMBÉM:
- FPF divulga tabela do Paulistão 2025; veja datas
- Diretor admite atrasos e diz que São Paulo terá saídas para reduzir folha salarial
- São Paulo vira sobre o Palmeiras e conquista o tetra da Copa do Brasil sub-20 de forma invicta
- São Paulo leva virada do Internacional e joga por classificação na última rodada da Copinha feminina
- Zubeldía não descarta usar reservas no São Paulo nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro