SãoPaulo F.C.
Michael Serra
Leônidas da Silva é o jogador que mais gols desta maneira marcou pelo Tricolor.
Nesta sexta-feira, dia 3 de junho, no “Dia Mundial da Bicicleta”, o São Paulo relembra todos os gols de bicicleta conhecidos marcados por jogadores tricolores e resgata imagens do atleta que mais realizou gols desta maneira: Leônidas da Silva, cujo primeiro tento pedalando no ar com a camisa são-paulina completa 80 anos no próximo dia 14 de junho.
Uma lenda que contavam sobre as famosas bicicletas do Diamante Negro é que só existia uma foto do atleta aplicando uma bicicleta pelo São Paulo: a do gol que marcou em cima do goleiro Muñiz, do Juventus, na goleada de 8 a 0 do Tricolor, em 1948 (justamente a que inspirou a escultura existente no Memorial do São Paulo). Esta foto, muito famosa, foi retratada originalmente em A Gazeta Esportiva.
Porém, lendas são lendas e é sempre bom questioná-las. Afinal, Leônidas era o jogador mais famoso do Brasil e fotógrafos, acredito, o acompanhavam de perto durante as partidas. Com o tempo, outras fotos foram identificadas (como a vista abaixo). Contudo, em termos de beleza, plasticidade e tudo mais, não se comparam com a consagrada. De toda maneira, ficou comprovada a existência de outras. Restou, então, o questionamento se a história não se tratava de “a única foto de um gol de bicicleta”.
Poderia ser mais plausível, mas ainda assim, bem questionável. Principalmente porque Leônidas marcou uma considerável quantidade de gols dessa forma. São conhecidos cinco gols de bicicleta do Diamante Negro pelo Tricolor, todos realizados no Pacaembu:
- 14.06.1942. Paulista. Pacaembu. 1×2 Palestra de SP;
- 24.08.1944. Amistoso. Pacaembu. 3×1 Ypiranga;
- 11.08.1946. Paulista. Pacaembu. 4×2 Comercial-SP;
- 13.11.1948. Paulista. Pacaembu. 8×0 Juventus;
- 03.07.1949. Paulista. Pacaembu. 7×2 Comercial-SP.
E esse número pode ser maior, visto que faltam registros da forma de como alguns tentos foram anotados.
Está certo que, naquela época, era muito mais difícil tirar uma fotografia e a chance de registrar um gol poderia ser perdida facilmente. Ainda assim, um tema como esse valeria o esforço de pesquisa em localizar mais registros históricos das famosas bicicletas. E não demorou muito para que se encontrasse outros gols…
Em uma revista do próprio São Paulo (Arakan nº 7, outubro de 1942), vê-se cena justamente do primeiro gol de bicicleta de Leônidas pelo Tricolor (o terceiro dele pelo clube, de modo geral). A legenda da publicação, curiosamente, afirma “foto inédita até agora”. De fato, nada conhecida por aí.
De quebra, existe outro registro de um gol de bicicleta de Leônidas, contudo, nessa foto do gol contra o Comercial, em 1946, ele já está caído no chão:
O Esporte, de 12 de agosto de 1946.
Quanto aos dois restantes, nada consta, no momento. Contra o Ypiranga, em 1944, a dificuldade é por se tratar de um amistoso realizado em uma semana de clássico entre Palmeiras e Corinthians. Contra o Comercial, em 1949, nenhum material fotográfico do lance foi localizado. Mas quem sabe no futuro novas pesquisas não revelem cenas “inéditas”.
De toda maneira, a relação do São Paulo Futebol Clube com a jogada é ainda anterior a participação do craque Leônidas pelo time. Consta que o primeiro gol marcado dessa forma veio com Waldemar de Brito, em partida disputada no dia 5 de abril de 1942, no 4 a 1 contra o Juventus no Pacaembu. O curioso é que Leônidas, considerado o patrono do movimento, fora anunciado como reforço pelo Tricolor quatro dias antes: foi praticamente uma homenagem de Waldemar de Brito ao Diamante Negro.
De lá para cá, passando pelos mencionados gols de bicicleta de Leônidas, são conhecidos 33 gols marcados dessa forma por são-paulinos. Os dois mais recentes, realizados por dois atletas ainda presentes no elenco atual: Luciano marcou o dele no dia 28 de novembro de 2020, na vitória sobre o Bahia por 3 a 1 na Fonte Nova, em jogo válido pelo Brasileirão. Já Calleri fez seu gol de bicicleta no dia 28 de fevereiro deste ano, no 2 a 1 contra o Água Santa, em Diadema, pelo Paulistão.
Confira a relação de todos os gols de bicicleta são-paulinos conhecidos na imagem abaixo:
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo