Diego Iwata Lima – DO UOL, em São Paulo
Quis o destino que Palmeiras e São Paulo se encontrassem novamente em um jogo de mata-mata. O sorteio realizado ontem (07), na sede da CBF, colocou os rivais em disputa por uma vaga nas quartas de final do torneio e promete acirrar ainda mais os ânimos entre os torcedores, que viram os clubes disputarem decisões em sequência nas últimas temporadas.
Apenas na temporada 2022, São Paulo e Palmeiras vão totalizar sete duelos. Por enquanto, nos três clássicos já disputados, foram duas vitórias alviverdes e uma tricolor.
Copa do Brasil entrega o que tem de melhor: a aleatoriedade
O próximo encontro entre as equipes paulistas acontece no dia 20 de junho, no Morumbi, em partida válida pelo primeiro turno do Brasileirão. Já o confronto pela Copa do Brasil, também no Morumbi, deve acontecer na mesma semana, visto que a CBF prevê a realização das partidas de ida para os dias 22 e 23 deste mês. A decisão da vaga nas quartas de final acontece entre os dias 13 e 14 de julho, no Allianz Parque.
Além dos três confrontos em menos de um mês, as equipes ainda se reencontram, provavelmente em outubro, na partida do returno do Brasileirão.
Palmeiras leva vantagem em duelos recentes; Tricolor sobra historicamente
Se nos duelos decisivos recentes o Palmeiras tem levado a vantagem sobre o São Paulo, o mesmo não pode ser dito do retrospecto histórico do confronto.
De 2019 para cá, as equipes se enfrentaram em jogos decisivos pelo Paulistão e pela Libertadores. O primeiro embate ocorreu na semifinal do Paulistão daquele ano, quando o São Paulo avançou ao vencer nos pênaltis depois de dois empates em 0 a 0 no tempo normal. O Tricolor acabaria derrotado pelo Corinthians na decisão daquele ano.
Já em 2021, Palmeiras e São Paulo disputaram a decisão do Campeonato Paulista e, mais uma vez, o Tricolor levou a melhor ao vencer o rival pelo placar agregado de 2 a 0.
No entanto, o troco alviverde veio em grande estilo: os clubes se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores de 2021 e o Palmeiras levou a melhor. Depois de empatar em 1 a 1 no Morumbi, a equipe comandada por Abel Ferreira venceu por 3 a 0 no Allianz e despachou o sonho do tetra continental do rival.
A decisão mais recente entre os clubes foi no Paulistão deste ano e, mais uma vez, deu Palmeiras: após uma dura derrota por 3 a 1 no Morumbi, a equipe alviverde fez valer a força de seu mando de campo e goleu o rival por 4 a 0 para garantir o título estadual.
Se levarmos em conta o histórico completo de disputas em mata-mata entre os dois clubes, a vantagem é Tricolor: em 19 confrontos, são 14 classificações ou conquistas do time do Morumbi, contra apenas cinco da equipe alviverde.
Na única vez que se encontraram na Copa do Brasil, o Palmeiras saiu eliminado. O São Paulo venceu por 2 a 1 no Morumbi e 3 a 2 no Palestra Itália, com direito a gol de letra de Raí.
Abel ganhou menos, mas venceu quando importava
O São Paulo também leva a vantagem quando consideradas as estatísticas gerais envolvendo duelos contra o técnico Abel Ferreira. Em 11 partidas com o treinador português no banco, o São Paulo venceu quatro vezes e empatou outras quatro, saindo derrotado em apenas três oportunidades.
No entanto, duas das vitórias conquistadas por Abel têm peso relevante: os triunfos por 3 a 0, nas quartas de final da Libertadores, e a goleada por 4 a 0 na final do Paulistão deste ano.
Poucos remanescentes de 2019
Dos 27 jogadores que fizeram parte da primeira decisão entre os times, apenas 11 ainda estão nos clubes. Pelo Palmeiras, Mayke, Luan, Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Dudu. Pelo lado tricolor, Arboleda, Reinaldo, Léo, Luan e Igor Gomes.
Os três técnicos que participaram da disputa também não estão mais nos clubes. Sim, foram três, já que Cuca, recém-contratado pelo São Paulo, manteve no banco, ao seu lado, Vagner Mancini. Na época supervisor de futebol, Mancini foi tampão como treinador antes da chegada de Cuca. Pelo Palmeiras, o comandante era Felipão, hoje no Athletico-PR.
Todos os duelos eliminatórios entre Palmeiras e São Paulo desde 2000
2022 – Final do Paulistão – Palmeiras campeão
30/3 – São Paulo 3 x 1 Palmeiras (Morumbi)
03/4 – Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Allianz Parque)
2021 – Quartas da Libertadores – Palmeiras classificado
10/8 – São Paulo 1 x 1 Palmeiras (Morumbi)
17/8 – Palmeiras 3 x 0 São Paulo (Allianz Parque)
2021 – Final do Paulistão – São Paulo campeão
20/5 – Palmeiras 0 x 0 São Paulo (Allianz Parque)
23/5 – São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Morumbi)
2019 – Semifinal do Paulistão – São Paulo classificado
30/3 – São Paulo 0 x 0 Palmeiras (Morumbi)
07/4 – Palmeiras 0 (4) x (5) 0 São Paulo (Allianz Parque)
2008 – Semifinal do Paulistão – Palmeiras classificado
13/4 – São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Morumbi)
20/4 – Palmeiras 2 x 0 São Paulo (Palestra Itália)
2006 – Oitavas da Libertadores – São Paulo classificado
26/4 – Palmeiras 1 x 1 São Paulo (Palestra Itália)
03/5 – São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Morumbi)
2005 – Oitavas da Libertadores – São Paulo classificado
18/5 – Palmeiras 0 x 1 São Paulo (Palestra Itália)
25/5 – São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Morumbi)
2002 – Semifinal do Supercampeonato Paulista – São Paulo classificado
19/5 – Palmeiras 0 x 2 São Paulo (Anacleto Campanella)
22/5 – São Paulo 2 x 2 Palmeiras (Canindé)
2002 – Semifinal do Rio-São Paulo – São Paulo classificado
21/4 – São Paulo 1 x 1 Palmeiras (Morumbi)
27/4 – Palmeiras 2 x 2 São Paulo (Morumbi)
2000 – Oitavas do Campeonato Brasileiro – Palmeiras classificado
25/11 – Palmeiras 1 x 1 São Paulo (Pacaembu)
30/11 – São Paulo 1 x 2 Palmeiras (Morumbi)
2000 – Quartas da Copa do Brasil – São Paulo classificado
24/6 – São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Morumbi)
27/6 – Palmeiras 2 x 3 São Paulo (Palestra Itália)
LEIA TAMBÉM:
- Um ano no “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda
- São Paulo é dominado pelo Paulistano e perde a segunda seguida no NBB
- Salário é único entrave para renovação do São Paulo com Luiz Gustavo
- Salário é único entrave para renovação do São Paulo com Luiz Gustavo
- São Paulo abreviará viagem de até 12 jogadores nos Estados Unidos e ainda debaterá volta de Zubeldía