GloboEsporte
José Edgar de Matos
Ceni adota tom cauteloso ao comentar sobre retorno de lesionados e fala em “sobreviver” antes de mercado; Nikão e Talles Costa provavelmente continuam fora do time na quinta
São dez atletas no departamento médico e um elenco mais curto em época de decisões por três competições. A atual realidade do São Paulo é dura, e o técnico Rogério Ceni não esconde a frustração com o acúmulo de problemas.
Mais do que lamentar o atual panorama, o técnico são-paulino se mostra pessimista sobre a possibilidade de retornos de lesionados até o dia 18 de julho, quando a janela de transferências será reaberta e as equipes poderão novamente inscrever atletas.
– Não tem perspectiva. É pequena a perspectiva de ter os jogadores até o dia 18, principalmente no setor de meio-campo. Agora é na zaga, com a grave lesão do Arboleda. E ele faz muita falta. Mas, vamos jogar o jogo, vamos seguir em frente até onde pudermos levar o São Paulo – declarou Ceni.
![Nikão ainda não deve voltar ao São Paulo nesta semana — Foto: Marcos Ribolli](https://s2.glbimg.com/9jzPGxq86AP-x5Tn18o869ygyvM=/0x0:4928x3280/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/N/t/W20VzIQ8CzWAbnexoUrg/rib2792.jpg)
Nikão ainda não deve voltar ao São Paulo nesta semana — Foto: Marcos Ribolli
O panorama é ainda mais cauteloso para esta semana, que terá pela frente os duelos contra Universidad Católica (quinta, no Chile, pela Sul-Americana) e Atlético-GO (domingo, em Goiânia, pelo Brasileirão).
Nos dias anteriores ao jogo com o Juventude, Nikão e Talles Costa passaram a fazer atividades no gramado com os fisioterapeutas. Entretanto, Ceni ainda adota uma postura cautelosa.
– Em condições de jogo, quase ninguém. Nikão e Talles Costa voltaram a fazer transição nesta semana, mas Nikão está há uns 40 dias fora e o Talles há uns 25. Se for analisar de forma bondosa, os dois precisariam de mais uma semana para ter a mínima, e digo a mínima condição de jogo. Não sei quando os dois estarão prontos – comentou.
![Arboleda sorri após passar por cirurgia no tornozelo esquerdo — Foto: Reprodução/Instagram](https://s2.glbimg.com/BmXib6wsH8acISQ93636lQcqKTg=/0x0:700x466/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/k/S/k2V6jTQhOwKzuv8ewjGA/whatsapp-image-2022-06-24-at-21.38.07.jpeg)
Arboleda sorri após passar por cirurgia no tornozelo esquerdo — Foto: Reprodução/Instagram
Os problemas mais graves do São Paulo ocorreram com Gabriel Sara, Luan, Caio e, recentemente, Arboleda.
Os quatro precisaram passar por cirurgias e longas recuperações. Sara se machucou ainda no primeiro semestre e deve demorar mais alguns meses antes de ter condições de reforçar o time.
Já Luan, Caio e Arboleda devem voltar só no ano que vem. Eles passaram por cirurgias neste mês de junho.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía exalta contratações do São Paulo e faz elogio a Oscar: ‘Está mostrando que é reforço’
- Zubeldía admite coisas a ajustar, mas festeja evolução do São Paulo em 2025: “O time está criando”
- Calleri celebra fim de jejum e brinca com gol dado a Oscar: “Eu toquei na bola”
- Oscar e Calleri vão às redes, e São Paulo goleia o Mirassol no Morumbis
- Wendell mira Copa com seleção e títulos no São Paulo: ‘Quem sabe ser campeão mundial?’