São Paulo empata com o Coxa e desperdiça nova chance de colar na liderança

39

GazetaEsportiva

Não foi desta vez que o São Paulo conquistou sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Visitando o Coritiba pela décima rodada da competição, no Couto Pereira, o time comandado por Rogério Ceni até saiu na frente após um bom primeiro tempo, mas, como de costume, deixou o triunfo escapar na etapa complementar, tendo de se conformar com o empate em 1 a 1. Calleri balançou as redes para o Tricolor. Alef Manga marcou o gol do Coxa.

Esse foi o quarto jogo consecutivo no Brasileirão que o São Paulo deixou escapar a vitória no segundo tempo. A disparidade da etapa inicial para a etapa complementar vem gerando preocupação para a comissão técnica tricolor, que vê o problema se repetir a cada rodada.

Caso vencesse, o São Paulo ficaria a apenas dois pontos do líder Palmeiras, se estabelecendo na terceira colocação. Com mais um empate, o Tricolor acabou terminando a rodada em sexto lugar. O time de Rogério Ceni tentará reagir na competição no próximo domingo, quando volta a jogar em casa, contra o América-MG, às 16h (de Brasília). Já o Coritiba recebe o Palmeiras, no mesmo dia, ás 18h.

Publicidade

O jogo

O São Paulo começou o primeiro tempo ligado e precisou de apenas três minutos para abrir o placar. Rafinha inverteu para Reinaldo na esquerda, e o lateral mandou na área para Calleri, de carrinho, completar para o fundo das redes e marcar seu nono gol em nove jogos no Campeonato Brasileiro.

Passados os primeiros minutos, o time de Rogério Ceni passou a pressionar a saída de bola adversária com menos intensidade. Ainda assim, o São Paulo seguiu com o controle do jogo e quase ampliou em cobrança de falta de Luciano, que bateu forte da entrada da área, exigindo boa defesa de Muralha.

Já na reta final do primeiro, Reinaldo teve outra chance para ampliar para o São Paulo, aproveitando a sobra de cobrança de escanteio para soltar a bomba de fora da área, cruzado, mas tirou tinta da trave após desvio na defesa rival. Antes do intervalo, Luciano novamente esteve próximo do gol, recebendo um passe de cabeça de Igor Gomes e, também de cabeça, arrematando no contrapé do goleiro, porém, a zaga do Coxa apareceu no meio do caminho para afastar o perigo.

Segundo tempo

Assim como nos últimos jogos, o São Paulo permitiu o crescimento do adversário no segundo tempo e não demorou muito para perder a vantagem no placar. Aos nove minutos, Alef Manga já dava sinais de que poderia castigar o Tricolor caso tivesse uma boa chance para marcar. O atacante aproveitou o rebote de chute travado pela defesa rival e bateu de primeira, tirando tinta da trave.

Pouco depois, porém, não teve jeito. Biro cobrou falta na entrada da área, a bola explodiu em Luciano Castán, e Alef Manga ficou com a sobra, aproveitando que Jandrei já estava caído para bater de primeira e empatar a partida no Couto Pereira. Precisando fazer o São Paulo reagir, Rogério Ceni decidiu promover as entradas de Eder e Welington nas vagas de Luciano e Reinaldo, respectivamente.

E foi justamente Welington quem teve a melhor chance do São Paulo no segundo tempo, aos 39 minutos. O lateral-esquerdo saiu em velocidade, invadiu a área e, ao chegar na linha de fundo, decidiu bater para o gol ao invés de tocar para algum companheiro, vendo Muralha fazer ótima defesa para salvar o Coritiba.

O árbitro ainda deu oito minutos de acréscimo no segundo tempo, mas nenhuma das equipes conseguiu criar algum perigo na reta final da partida para evitar o empate no Couto Pereira.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 1 SÃO PAULO

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 9 de junho de 2022, quinta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Thiago Correa Farinha (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gol: Calleri, aos 3 do 1ºT (São Paulo); Alef Manga, aos 13 do 2ºT (Coritiba)
Cartões amarelos: Diego Costa, Igor Gomes, Eder (São Paulo); Adrián Martínez, Alef Manga, Igor Paixão (Coritiba)

CORITIBA: Alex Muralha; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Val (Robinho), Bernardo (Galarza) e Thonny Anderson (Clayton); Igor Paixão, Alef Manga (Fabrício Daniel) e Adrián Martínez (Neilton).
Técnico: Gustavo Moríngio.

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Luan (Patrick), Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo (Welington); Luciano (Eder) e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni.

LEIA TAMBÉM: