Análise: São Paulo encaixa peças no ataque enquanto vê defesa desfalcada comprometer

85

GloboEsporte

José Edgar de Matos

Dez gols sofridos em quatro jogos às vésperas de duelo decisivo pela Copa do Brasil ligam alerta; empate com o Goiás é o quarto seguido do Tricolor no Brasileirão.

A melhor defesa é o ataque? Esse ditado batido e tão clichê serve para ilustrar a noite de sábado do São Paulo no Morumbi. Enquanto a defesa sofre com lesões e cai vertiginosamente de desempenho, com oito gols sofridos em três partidas, o ataque corresponde neste momento decisivo da temporada, com quartas de final de Copa do Brasil e Sul-Americana pela frente.

Publicidade

São quatro empates consecutivos no Brasileirão, algo amargo para uma equipe que briga por G-6 e vaga na Libertadores. O último ocorreu no sábado. O São Paulo esteve na frente duas vezes no placar, mas cedeu o empate nos acréscimos e ficou no 3 a 3 com o Goiás, diante de quase 40 mil pessoas no estádio do Morumbi.

O roteiro do resultado deste sábado se assemelhou aos últimos três compromissos do time na Série A, com o atenuante de que, ofensivamente, talvez tenha sido um dos principais jogos do São Paulo nos últimos meses. Em volume de oportunidades, o time poderia ter feito quatro, cinco…

Rogério Ceni admitiu falhas defensivas do time contra o Goiás — Foto: Marcos Ribolli

Rogério Ceni admitiu falhas defensivas do time contra o Goiás — Foto: Marcos Ribolli

Porém, defensivamente, sem Arboleda, Miranda e Léo, o São Paulo sofreu. Luizão não repetiu a solidez das últimas partidas, e Diego Costa perdeu duelos individuais com Pedro Raul em dois gols anotados pelos visitantes.

Há o atenuante dos desfalques na zaga, mas o sistema defensivo acaba sendo uma responsabilidade compartilhada por todo o time.

Desde a atuação de alta concentração e desempenho acima da média contra o Atlético-MG, no Mineirão, o São Paulo vem falhando neste quesito, e justamente em uma parte importante da temporada.

Melhores momentos: São Paulo 3 x 3 Goiás, pela 19ª rodada do Brasileirão 2022

Esse desequilíbrio defensivo foi admitido por técnico e capitão. Tanto Rogério Ceni quanto Diego Costa avaliaram que o sistema defensivo da equipe está comprometido, especialmente pelo acúmulo de desfalques e o pouco tempo para corrigir os problemas.

São dez gols sofridos em quatro partidas, algo que tem incomodado às vésperas de um duelo decisivo de Copa, no qual será fundamental não sofrer gols no jogo de ida, dentro de casa.

– Rogério falou para a gente descansar. Não pode acontecer, todos sabemos o quanto pesou o empate, merecíamos a vitória. Faltou atenção, não sei. Ele disse para descansar e não lamentar muito, temos dias antes de quarta-feira – disse Diego Costa.

Tricolor sofreu dez gols nos últimos quatro jogos — Foto: Marcos Ribolli

Tricolor sofreu dez gols nos últimos quatro jogos — Foto: Marcos Ribolli

– Primeiro passo agora é descansar. Sequencia está pesada, Patrick sentiu. Perdemos muitos para o DM. É descansar. Segunda vamos corrigir os erros para estar bem quinta e buscar a classificação – declarou o capitão são-paulino.

Para quinta-feira, Ceni tem a expectativa de contar com Miranda e Léo, ausências por ainda se encontrarem em processo de transição física. A frustração pelos erros defensivos ficou para o sábado. Agora o treinador mira a recuperação de peças para o duelo decisivo.

– Preciso experimentar eles em campo (Miranda e Jandrei). Temos três treinos, quem sabe na segunda e na terça possa ter uma visão melhor de quem vou poder contar para o jogo – comentou Rogério Ceni, que folga com o elenco neste domingo.

LEIA TAMBÉM: