Análise: vitória sobre o América-MG é lucro para um São Paulo pouco criativo

51

GazetaEsportiva

Marcelo Baseggio

O São Paulo saiu na frente do América-MG nas quartas de final da Copa do Brasil. O time comandado por Rogério Ceni não esteve em uma noite inspirada, mesmo com o apoio de mais de 50 mil torcedores no Morumbi, mas, ainda assim, conseguiu sair de campo com a vitória por 1 a 0, garantindo a vantagem para o jogo de volta, em Belo Horizonte, no dia 18 de agosto.

Defensivamente o Tricolor foi firme, diferentemente dos últimos três jogos, em que sofreu oito gols. Contando com o trio de zaga titular, a equipe do São Paulo não cedeu muitas chances de perigo ao América-MG e foi firme no jogo aéreo.

Publicidade

Mas, ofensivamente os donos da casa deixaram a desejar. O São Paulo teve dificuldades para se desvencilhar da marcação adversária e apelou muitas vezes para a bola longa, apostando na força física de Jonathan Calleri para ganhar dos zagueiros. Foi graças ao jogo aéreo, inclusive, que o Tricolor abriu o placar e criou suas principais chances de gol no primeiro tempo.

Na etapa complementar, Rogério Ceni promoveu mudanças no meio-campo, acionando Talles Costa, Pablo Maia e Nikão nas vagas de Gabriel Neves, Igor Gomes e Rodrigo Nestor. Posteriormente, Giuliano Galoppo substituiu Luciano, e o São Paulo passou a chegar com mais naturalidade ao gol adversário.

Defensivamente, o Tricolor seguiu forte e contou com Thiago Couto, que defendeu um pênalti de Iago Maidana para manter sua meta intacta. Mas, ofensivamente o time continuou pecando nas conclusões. Calleri e Galoppo tiveram duas ótimas oportunidades para ampliar o placar, mas o primeiro parou no goleiro, enquanto o mais novo reforço são-paulino finalizou para fora.

Fato é que o São Paulo já jogou diversas vezes melhor que nesta quinta-feira e não venceu. Desta vez, o time não produziu tanto, mas garantiu o resultado. Se tratando de uma competição mata-mata, mais que o nível de desempenho, o placar final é o que interessa. Vantagem garantida, vaga à semifinal da Copa do Brasil um pouco mais próxima.

LEIA TAMBÉM: