GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Com apenas 26 pontos e na décima posição, Tricolor vem de quatro empates seguidos na competição; técnico pede para time não se acomodar após vitória pela Copa do Brasil.
Depois de vencer o América-MG por 1 a 0, nesta quinta-feira, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo volta seu foco para a abertura do returno do Campeonato Brasileiro.
Em décimo lugar após o primeiro turno, com 26 pontos em 19 jogos, o Tricolor vem de uma sequência de quatro empates na competição. Com a decisão na Copa do Brasil só em três semanas, dia 18 de agosto, o técnico Rogério Ceni pediu atenção aos pontos corridos.
– Eu falei ao final do jogo que temos que lembrar que o Brasileiro é traiçoeiro e a Copa do Brasil só vai ser definida daqui três semanas. (…) Mas no Brasileiro não dá para se acomodar. Temos que nos cobrar por resultado no domingo, precisamos somar pontos. Não podemos dormir achando que ganhamos hoje e está tudo bem.
– Temos que acordar para o Campeonato Brasileiro, porque 26 pontos em um turno é muito pouco. Menos de 30 pontos é muito difícil sonhar com vaga na Libertadores – alertou Ceni.
Rogério Ceni em São Paulo x América-MG — Foto: Marcos Ribolli
O São Paulo praticamente estacionou na tabela após quatro empates seguidos na reta final do primeiro turno, que fizeram Ceni e sua comissão técnica reverem objetivos para as próximas semanas.
Se antes Copa do Brasil e Sul-Americana seriam prioridades, tanto pela premiação quanto pela vaga na Libertadores aos campeões, o Brasileiro volta a ser preocupação.
São 11 empates em 19 jogos nos pontos corridos. Se quiser buscar uma vaga na fase de grupos Libertadores via Brasileirão, ficando até a quarta posição, o aproveitamento precisará ser de um campeão.
Confira a coletiva de Rogério Ceni após a vitória do São Paulo sobre o América-MG pela partida de ida das quartas da Copa do Brasil
Nos últimos cinco anos, a pontuação média do quarto colocado foi de 63 pontos – só no ano passado o quarto colocado terminou com menos de 60 pontos, o Fortaleza, que fez 58. Nesse período, a pontuação mais alta foi a de São Paulo (2020) e Grêmio (2018), 66 pontos.
Para chegar aos 63 pontos, o São Paulo terá que marcar 37 nas 19 rodadas que restam – o Palmeiras hoje lidera o Brasileiro com 39 pontos.
O São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Athletico-PR, fora de casa, pela abertura do returno.
LEIA TAMBÉM:
- Ferreira fala sobre experiência no profissional do São Paulo e projeta Copinha
- São Paulo corre contra o tempo para ter Wendell na pré-temporada nos EUA
- São Paulo inicia 2025 como incógnita em meio à reformulação do elenco
- Um ano no “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda
- São Paulo é dominado pelo Paulistano e perde a segunda seguida no NBB