GloboEsporte
José Edgar de Matos
Nos últimos três jogos, atacante fez a mesma quantidade de gols que tinha no restante do ano.
Uma semana para mudar o ano. Em sete dias, Luciano anotou cinco gols pelo São Paulo, dobrou a quantidade de bolas nas redes rivais em 2022 e reassumiu um papel de protagonista na equipe comandada por Rogério Ceni. A confiança do camisa 11, definitivamente, voltou.
Diante deste contexto de ascensão, o jogador será um desfalque importante neste domingo, às 18h, contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no qual o Tricolor tenta uma retomada na busca pelas primeiras posições.
Luciano comemora gol do São Paulo contra o Atlético-GO — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Antes do jogo de ida contra a Universidad Católica, pelas oitavas de final da Sul-Americana, Luciano somava cinco gols na temporada e amargava um jejum de dez partidas sem balançar as redes. Os dois gols no Chile abriram caminho para a reabilitação.
No jogo seguinte, contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão, o atacante anotou mais dois gols. Na quinta, diante da Católica no Morumbi, mais um. Cinco gols em uma semana que serviram para aproximar o camisa 11 da disputa pela artilharia da temporada.
Renata Mendonça comenta Atlético-MG x São Paulo, pela 16ª rodada do Brasileirão 2022
Luciano tem dez gols em 2022, mesma marca alcançada em toda a temporada 2021. A fase goleadora em curto prazo serve para equilibrar a responsabilidade com Calleri, que, com 18 bolas nas redes rivais, tem sobrado no papel de artilheiro são-paulino.
Esse maior equilíbrio é enxergado de maneira positiva pela comissão técnica. Há uma ideia que a retomada de confiança de Luciano gerará um efeito positivo sobre o argentino, que agora terá ainda mais dividida a marcação das defesas adversárias.
– Luciano fez bons jogos antes de o gol acontecer, ele é um cara que produz para o time. É importante ter Luciano com gols, ter Patrick com gols, dividir a atenção com o Calleri. É legal que jogadores na frente ganhem confiança, porque não conseguiremos jogar sempre com os mesmos – declarou o treinador.
Luciano retomou a boa fase com cinco gols em apenas uma semana — Foto: Marcos Ribolli
Rogério Ceni, aliás, comemora o reencontro de Luciano com a fase artilheira. Depois de semanas respondendo sobre o jejum, quando diagnosticou até um comportamento ansioso do atacante, o treinador se mostra aliviado com a ascensão do camisa 11.
– Luciano tem o reconhecimento do torcedor. É bom que ele faça gols e ganhe confiança, embora isso dê mais dor de cabeça para o treinador (risos). Isso faz bem para a gente, escolher caras que estão em um bom momento. É positivo para o treinador e para o time – disse.
Os gols também destacaram o apoio mais efusivo do torcedor no Morumbi. Na quinta-feira passada, boa parte das 47 mil pessoas presentes no estádio pediram para Luciano cobrar o pênalti que gerou o segundo gol são-paulino contra a Universidad Católica.
No fim, Eder bateu, quebrou uma seca de quase três meses sem gols e aumentou a vantagem são-paulina. Luciano, porém, fez o dele depois na goleada do Tricolor por 4 a 1 e embalou o terceiro resultado positivo consecutivo na temporada 2022.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores