Com muitos empates, São Paulo terá de ter aproveitamento de líder para chegar ao G4 do Brasileirão

42

GazetaEsportiva

A grande quantidade de empates – são 11 em 19 rodadas – tem atrapalhado os planos do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O Tricolor, atual 10º colocado com 26 pontos, é um dos que menos perdeu até agora, apenas três vezes, mas também é um dos menos ganhou. São cinco vitórias, mesmo número do Cuiabá, que está dentro da zona de rebaixamento. Com o objetivo de terminar a competição no G4 para se classificar diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores, será preciso fazer uma campanha de líder no segundo turno para isso.

Com o empate por 3 a 3 com o Goiás, no último sábado, no estádio do Morumbi, na capital paulista, o São Paulo terminou a primeira metade do Brasileirão com seis pontos a menos que o Atlético-MG, atual quarto colocado. E quatro atrás do Flamengo, o sexto, se for considerada uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

Em uma média das últimas cinco edições, o quarto colocado do Brasileirão terminiu com 63 pontos. Para atingir essa pontuação, o São Paulo precisa fazer 37 pontos nas 19 rodadas restantes. Para se ter uma ideia do desafio tricolor, o Palmeiras terminou o turno na liderança com 39 e o Corinthians ficou em segundo com 35.

Publicidade

Mas há outras opções para o São Paulo chegar à Libertadores do ano que vem. São menos jogos que no Brasileirão, mas o time comandado pelo técnico Rogério Ceni tem mostrado eficiência quando entra em campo pela Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Apenas o campeão garantirá vaga, já direto para a fase de grupos, e o Tricolor já está nas quartas de final de ambas as competições.

No mata-mata nacional, o rival desta fase é o América-MG, com o jogo de ida nesta quinta-feira, no estádio do Morumbi, em São Paulo. A volta será no dia 18 de agosto, em Belo Horizonte. No torneio continental, o desafio é contra o Ceará nos dias 3 e 10 de agosto, com o duelo decisivo na Arena Castelão, em Fortaleza.

LEIA TAMBÉM: