GloboEsporte
José Edgar de Matos
Ceni alerta para necessidade de vitórias na competição por pontos corridos, enquanto decide futuro na Copa do Brasil e Sul-Americana; são 11 empates em 19 jogos.
São quatro empates consecutivos, e 11 em 19 rodadas. O São Paulo vive um momento de frustração no Campeonato Brasileiro diante de uma pontuação considerada abaixo do que o time mostrou em desempenho, segundo avaliação da comissão técnica. Desta forma, por necessidade de resultados positivos, o clube não pode dar maior atenção às Copas.
Classificado às quartas de final na Copa do Brasil e Sul-Americana, o São Paulo terminou o primeiro turno do Brasileirão com 26 pontos. O clube tem o objetivo de figurar entre os seis primeiros, mas já vê o grupo se distanciar – o Flamengo, atual sexto colocado, chegou a 30 com a vitória sobre o Avaí, no domingo.
Diante deste contexto, a comissão técnica segue em alerta para não repetir o cenário de 2021. No ano passado, o São Paulo brigou contra o rebaixamento e se salvou de qualquer risco de queda só na penúltima rodada, com vitória sobre o Juventude, no Morumbi.
Luciano perde pênalti que poderia ter dado a vitória ao São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Assim, o próprio técnico Rogério Ceni emitiu um alerta para todo o clube. Embora o desejo por um título inédito de Copa do Brasil seja tentador, a atenção deve seguir dividida, a fim de evitar qualquer complicação no segundo turno.
– Falta muito para o Brasileirão terminar, claro. Mas, se você perde, fica difícil recuperar. É difícil se recuperar. Seria lindo poder conquistar um título como a Copa do Brasil, mas precisamos ter calma. Precisamos olhar para quinta, para domingo, para quarta e torcer para recuperar jogadores – destacou Ceni.
– Copa do Brasil tem um jogo decisivo, o jogador vem empolgado, mas precisamos ter cuidado. A Copa vai acabando para metade dos times, e você está sujeito a ser um dos quatro eliminados. Precisamos estar ligados nas competições curtas e nas outras – acrescentou.
Confira a coletiva do técnico Rogério Ceni após empate com o Goiás
As Copas surgem como destaque na temporada do São Paulo. A vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, torneio nunca conquistado pelo clube, veio depois de o Tricolor eliminar o rival Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores, em pleno Allianz Parque.
Na Sul-Americana, competição vencida pelo Tricolor em 2012, o São Paulo alcançou as quartas de final de maneira invicta, com sete vitórias e apenas um empate. O Tricolor terá como adversário o Ceará, único time com campanha superior no torneio (oito vitórias em oito jogos).
O confronto diante do América-MG começa na quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Morumbi. O duelo da volta ocorrerá somente em 18 de agosto, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte.
Por outro lado, a decisão com o Ceará começa no dia 3 de agosto, às 19h15, no Morumbi. A vaga na semifinal será definida uma semana depois, no Castelão, também a partir das 19h15.
LEIA TAMBÉM:
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo
- Com lesão e “fico” de Zubeldía, Galoppo se aproxima de fim de ciclo no São Paulo
- São Paulo x Atlético-MG: saiba onde assistir ao duelo pelo Brasileirão