O que mudou no São Paulo desde os 4 x 0 sofridos contra o Palmeiras

139

GloboEsporte

Tricolor volta ao Allianz Parque três meses depois de decepção no Paulistão em busca da classificação na Copa do Brasil; veja alterações táticas e de titulares promovidas por Ceni.

O São Paulo reencontrará o Palmeiras no Allianz Parque, nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, três meses após a dolorida derrota por 4 a 0 e o vice-campeonato do Paulistão.

Aquele confronto, tratado por Rogério Ceni e pela diretoria como um momento de “profunda tristeza”, fez o time sofrer algumas mudanças ao longo deste período.

Publicidade

No duelo pelo Campeonato Paulista, Ceni levou a campo a formação que vinha se destacando durante todo o torneio. A principal descoberta até aquele dia era o volante Pablo Maia, promovido das categorias de base por Ceni e um dos pilares da equipe.

Mas em um Allianz Parque lotado, o garoto sentiu a pressão e fez uma partida aquém do que se esperava. Logo depois, pelo Brasileirão, falhou novamente contra o Flamengo e viu sua condição de titular mais distante.

Pablo Maia na partida entre Palmeiras x São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Pablo Maia na partida entre Palmeiras x São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Na contramão de Pablo Maia veio Gabriel Neves. Pouco utilizado por Rogério Ceni no Campeonato Paulista, o volante teve uma reviravolta há pouco mais de um mês e tomou conta da posição. Hoje, ele tem sido indispensável no sistema do treinador.

Mudança de status parecida aconteceu com Luciano. O atacante nem sequer saiu do banco de reservas na final do Paulistão por viver um período de baixa e fora da forma física ideal após retornar de lesão.

Melhores momentos de Palmeiras 4 x 0 São Paulo pela final do Campeonato Paulista 2022

Nos últimos três jogos em que esteve em campo, porém, ele foi decisivo ao marcar cinco gols e retomou novamente a confiança. O atacante deve ser titular na quinta-feira ao lado de Calleri. Na derrota por 4 a 0 Eder foi o companheiro de ataque do argentino.

Mudança de formação

A formação que entrou em campo na final do Campeonato Paulista tinha uma linha de quatro defensores, um primeiro volante fixo e meias mais ofensivos. A tática não deu certo.

  • O São Paulo jogou com: Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Nestor, Igor Gomes e Alisson; Eder e Calleri.

Após a decepção do vice-campeonato e outros jogos abaixo da média, Rogério Ceni passou a adotar a linha de três zagueiros, e as coisas começaram a melhorar.

Mesmo sem Arboleda, que precisou de uma cirurgia para corrigir uma grave lesão no tornozelo esquerdo, a formação continuou. Agora, quem comanda a região central da zaga é Miranda, também pouco utilizado nos últimos meses.

Miranda deve ganhar ainda mais minutos no São Paulo em julho — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Miranda deve ganhar ainda mais minutos no São Paulo em julho — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Desta maneira, um possível São Paulo para enfrentar o Palmeiras na quinta deve permanecer com três zagueiros e com algumas mudanças em relação a abril. Compare:

  • Jandrei, Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Gabriel Neves, Igor Gomes, Rodrigo Nestor (Patrick) e Welington; Luciano e Calleri.

O São Paulo venceu o jogo da ida por 1 a 0 e precisa de um empate para se classificar. Derrota por um gol de diferença leva o confronto para os pênaltis.

LEIA TAMBÉM: