GloboEsporte
Clube pode ser multado e torcedores impedidos de ir a estádios por dois anos.
A procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denunciou o São Paulo por causa de gestos racistas feitos por torcedores do clube a torcedores do Fluminense, no último domingo, no Morumbi, em jogo pelo Campeonato Brasileiro.
O São Paulo foi denunciado no artigo 243-G, que trata da prática de ato discriminatório relacionado a preconceito em razão, entre outras coisas, de cor. A informação foi publicada pelo O Globo e confirmada pelo ge.
Novo vídeo mostra outro torcedor do São Paulo fazendo gestos racistas em direção a torcedores do Fluminense — Foto: Reprodução
O artigo prevê a prática desses atos por torcedores no parágrafo 2º, o que limita a punição ao São Paulo a uma multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Ele também cita a possibilidade de impedir a entrada dos torcedores identificados em estádios por até dois anos.
Foram dois episódios relacionados a dois torcedores diferentes que foram filmados enquanto supostamente imitavam macacos para provocar torcedores do Fluminense.
A polícia civil de São Paulo também abriu inquérito para investigação criminal. Dos dois torcedores, um deles se apresentou voluntariamente na delegacia e negou que tenha imitado macaco.
O São Paulo poderá se defender no STJD. Ainda não há data para que o caso seja julgado.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores