Análise: São Paulo tem vantagem, mas desempenho acende alerta nas copas

85

GloboEsporte

Leonardo Lourenço 

Assim como na Copa do Brasil, equipe de Rogério Ceni constrói placar mínimo contra o Ceará na Sul-Americana mesmo sem jogar bem; empate na volta dá vaga na semifinal.

Nas últimas semanas, o técnico Rogério Ceni desfez dúvidas sobre se o São Paulo, com um elenco fragilizado, priorizaria algum campeonato nesse momento em que três torneios encavalam jogos a cada três dias. As copas, do Brasil e Sul-Americana, foram as escolhidas, em detrimento do Brasileiro.

Publicidade

A decisão é embasada em bons argumentos que já foram debatidos recentemente. Em campo, o São Paulo entregou vitórias que lhes dá vantagem contra o América-MG, na Copa do Brasil, e contra o Ceará, na Sul-Americana.

Os placares magros e o desempenho do time, porém, acendem alertas no Morumbi.

Assim como tinha feito contra os mineiros, há uma semana, o São Paulo venceu o Ceará em casa por 1 a 0 na última quarta e conta com pelo menos um empate no jogo de volta para avançar às semifinais. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta, em Fortaleza.

Nikão comemora gol do São Paulo contra o Ceará — Foto: Marcos Ribolli

Nikão comemora gol do São Paulo contra o Ceará — Foto: Marcos Ribolli

Com possibilidades mais claras de título nas copas – que também dão vaga na Libertadores aos campeões –, Ceni decidiu poupar jogadores no Brasileiro.

Foi assim que fez no domingo, na derrota para o Athletico-PR. Dos que tinham sido titulares contra o América, só Miranda foi a campo.

O período de descanso não bastou para que jogadores que têm atuado abaixo do que se espera deles recuperasse o bom desempenho contra o Ceará, como Rodrigo Nestor e Igor Gomes. Até Luciano, que vinha numa incrível sequência de nove gols em oito jogos, esteve apagado no Morumbi.

O primeiro tempo foi sonolento – e com melhores chances para o Ceará, em dois erros da defesa do São Paulo, um de Léo e outro de Miranda, que quase viraram gols dos visitantes.

–:–/–:–

Melhores momentos: São Paulo 1 x 0 Ceará, pela Copa Sul-Americana 2022

O intervalo fez bem aos anfitriões, que voltaram bem mais incisivos no início do segundo tempo, empurrando o Ceará para perto de sua área.

Ainda sem conseguir o gol, Ceni fez um troca tripla aos 20 minutos que deu resultado rapidamente. Nikão, que tinha entrado no lugar de Luciano, acertou um chute no canto de João Ricardo quatro minutos depois de entrar.

Mesmo sem jogar bem, o São Paulo quase construiu uma vantagem maior. Com a ajuda do VAR, o árbitro Piero Maza, do Chile, marcou pênalti de Victor Luís em Calleri – que acabou com um corte no rosto na dividida.

Calleri pegou a bola e bateu, mas João Ricardo defendeu.

Nas próximas duas semanas, o São Paulo buscará, como visitante, defender as pequenas vantagens construídas em casa para se manter vivo na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Terá que jogar melhor do que fez até agora para que não transforme as partidas em drama.

Calleri perde pênalti em São Paulo x Ceará — Foto: Marcos Ribolli

Calleri perde pênalti em São Paulo x Ceará — Foto: Marcos Ribolli

Ceni, nesta quarta, comentou sobre isso:

– (Contra o) América-MG fiquei satisfeito, porque criamos pouco. Hoje poderíamos ter saído com placar um pouco maior. Acho que poderíamos ter levado uma vantagem maior. Saímos felizes por ter a vantagem no jogo onde visitamos América-MG e Ceará – disse o treinador.

Entre preocupações que se destacam no São Paulo, há um sinal positivo: o argentino Giuliano Galoppo, que estreou justamente contra o América-MG, parece cavar um lugar entre os titulares para os jogos decisivos.

No sábado, antes de viajar a Fortaleza, o São Paulo volta a disputar o Brasileiro: enfrenta o Flamengo, em casa.

LEIA TAMBÉM: