Bustos reencontra Vojvoda à espera de primeira chance como titular no São Paulo

147

GloboEsporte

 Bruno Rodrigues 

Atacante foi lançado pelo treinador no Talleres e vive expectativa de ganhar mais tempo em campo na partida contra o Fortaleza, neste domingo, pelo Brasileirão.

Recém-chegado ao São Paulo, o atacante argentino Nahuel Bustos poderá ganhar alguns minutos de jogo neste domingo contra o Fortaleza, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Além da possibilidade de iniciar uma sequência de partidas com a camisa tricolor, Bustos, que estreou no último fim de semana, vai reencontrar uma figura importante em sua carreira: Juan Pablo Vojvoda, treinador da equipe cearense, o primeiro a dar oportunidades de fato para o atacante no futebol profissional.

Foi em 2018, no Talleres, que Bustos e Vojvoda trabalharam juntos. O técnico havia acabado de chegar ao clube de Córdoba e o jogador, revelado nas categorias de base, buscava chances no time de cima.

Até a chegada do técnico, Nahuel Bustos só tinha atuado por 33 minutos divididos em quatro apresentações. Com Vojvoda, o atacante precisou de pouco mais de um mês para convencer o treinador de que tinha reunia condições de ser titular.

Nathuel Bustos durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Nathuel Bustos durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Aproveitado como centroavante e também como ponta pelo lado direito, foi titular pela primeira vez em setembro de 2018, no empate em 1 a 1 com o Vélez Sarsfield, no qual também marcou o seu primeiro gol pelo clube. Daí em diante, não deixou mais o time.

No total, Bustos registrou cinco gols em 11 jogos naquela competição, com destaque para os dois que anotou no clássico cordobês diante do Belgrano – um deles arrancando desde o campo de defesa e chutando de fora da área para fazer um golaço (veja abaixo).

Veja golaço de Bustos pelo Talleres contra o Belgrano

O trabalho de Juan Pablo Vojvoda, porém, não engrenou. Na Superliga, o Talleres terminou na 12ª colocação e, apesar de eliminar o São Paulo na segunda fase da Copa Libertadores de 2019, acabou não conseguindo classificar a equipe para a fase de grupos. Em maio, o treinador foi demitido.

Ainda assim, Vojvoda deixou um pequeno legado: tornou-se o técnico que mais promoveu estreias de atletas da base (sete) no time profissional em cinco anos.

— O Talleres tem como política esportiva promover jogadores das categorias de base, e o aporte de Juan Pablo Vojvoda nesse sentido foi importante. Nahuel (Bustos), por exemplo, marca seu primeiro gol profissional no clube sob o comando de Vojvoda — disse Miguel Cavatorta, diretor de relações institucionais do Talleres, ao ge.

Vojvoda, técnico do Fortaleza — Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Vojvoda, técnico do Fortaleza — Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Após um rápido empréstimo ao Pachuca, do México, Nahuel Bustos retornou ao Talleres na segunda metade de 2019, já sob o comando de Alexander “Cacique” Medina.

Na Superliga 2019/2020, reencontrou o bom futebol que havia mostrado com Vojvoda no ano anterior e marcou nove gols em 20 apresentações. Com essas atuações, o “Pantera” (apelido que ganhou pela semelhança com o personagem Pantera, da série “El Marginal”) chamou a atenção do City Football Group, que o comprou para cedê-lo ao Girona, da Espanha.

— O Nahuel tem muita qualidade. Joga mais pelo centro, mas também faz a função por fora. É um jogador inteligente, gosta de sair para jogar. Tomara que dê certo no São Paulo, é um grande cara — afirmou o ex-zagueiro brasileiro Jadson Viera, que trabalha como assistente técnico na comissão de Alexander Medina (hoje no Vélez Sarsfield) e recentemente esteve no Internacional com o treinador.

Aberto ou centralizado, Nahuel Bustos chegou para ser uma opção ofensiva no elenco tricolor, carente de atacantes com velocidade para atuar pelo lado do campo.

Neste domingo, ele poderá ganhar uma oportunidade de mostrar a Rogério Ceni que há motivos para apostar nele. Assim como fez com Vojvoda, há quatro anos, quando deu seus primeiros passos no futebol.

LEIA TAMBÉM: