GloboEsporte
Tricolor tenta espantar má fase na competição nacional neste domingo, diante do Red Bull Bragantino; no mesmo período, time venceu as quatro partidas de copas que fez em casa.
Depois de um início de Campeonato Brasileiro empolgante como mandante, com quatro vitórias e um empate, o São Paulo despencou de rendimento atuando no Morumbi.
Pelo Brasileirão, a última vitória do Tricolor em casa foi há dois meses. No dia 12 de junho, a equipe recebeu o América-MG, pela 11ª rodada e venceu por 1 a 0, com gol de Patrick.
De lá para cá, o São Paulo já disputou cinco partidas – todas com casa cheia – e não conseguiu mais vencer. Ao todo são duas derrotas e três empates. Como mandante, o Tricolor tem a 13ª campanha do Brasileirão, com 16 pontos ganhos.
O Tricolor, porém, vem mostrando outra cara nos mata-matas: no mesmo período, venceu os quatro jogos que fez no Morumbi entre Copa do Brasil e Sul-Americana, contra Palmeiras e América-MG, pelo torneio nacional, e Universidad Católica e Ceará, pelo continental.
Os 100% de aproveitamento nas copas reforçam a mudança de prioridades recente no clube.
Torcida do São Paulo no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli
Isso porque o São Paulo foi avançando na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, e a possibilidade de títulos alterou o foco para a temporada. Com isso, o treinador passou a colocar time misto ou reserva nos pontos corridos e o que tinha de melhor nos mata-matas.
Neste domingo, às 16h (de Brasília), o time comandado por Rogério Ceni tenta espantar a má fase no Morumbi pelo Brasileirão diante do Red Bull Bragantino, pela 22ª rodada. A expectativa é de que o estádio tenha mais uma vez um bom público.
A queda de rendimento neste campeonato específico tem algumas explicações. A primeira delas é a mudança de prioridades na temporada. Se no começo do Brasileirão Ceni falava em conquistar uma vaga direta para a próxima Libertadores através do torneio, esse discurso mudou nos últimos dois meses.
Última vitória no Morumbi pelo Brasileirão foi em 12 de junho, contra o América-MG, com gol de Patrick
O outro fator para a queda no Brasileirão foi o excesso de desfalques, seja por lesão ou por suspensões. No início de julho, por exemplo, o São Paulo chegou a ter 12 baixas.
Para este domingo, Rogério Ceni deve levar a campo mais uma vez um time misto. Além do alto desgaste na classificação para a semifinal da Sul-Americana contra o Ceará, na última quarta, o time já tem outra decisão na próxima quinta, contra o América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Com 26 pontos, o São Paulo está na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, primeiro time da zona de rebaixamento, soma 21 pontos.
LEIA TAMBÉM:
- Otimista, São Paulo espera ter lateral Enzo Díaz em pré-temporada nos EUA
- Rodrigo Nestor e Michel Araújo se despedem do São Paulo para assinar com o Bahia
- São Paulo assina pré-contrato com Wendell, mas ainda tenta liberação imediata
- Ex-São Paulo e Grêmio, Reinaldo é anunciado por time da Série A do Brasileirão
- São Paulo quer dois reforços e novas saídas até quarta-feira; veja situações e bastidores