GloboEsporte
Carlos Alciati Neto
Cerca de 10 pessoas com paus e barras de ferro causaram pânico durante partida, mas PM controlou confusão e não há relatos de feridos; veja vídeo.
Uma emboscada feita por cerca de 10 torcedores que seriam da torcida do São Paulo em um jogo do Corinthians, pelo Campeonato Paulista sub-15, provocou correria neste sábado de manhã, no CT da I9 Academy, em Ribeirão Preto.
Não há relatos de feridos e a Polícia Militar, que estava com cinco viaturas no local, conseguiu conter a confusão. Não há informações de pessoas detidas. Nas imagens (veja acima) , feitas pelo departamento de comunicação do Botafogo-SP, é possível ver torcedores com barras de ferro nas mãos. A partida ficou paralisada por cerca de 10 minutos.
Durante o jogo pelo Sub-15, entre Botafogo e Corinthians, um grupo de pessoas gritando “aqui é Independente”, torcida organizada do São Paulo, munidos de barras de ferros e paus, invadiu a área destinada à torcida do Corinthians. O São Paulo jogaria depois, às 11h, também contrao Corinthians, mas pelo Sub-17.
No local também havia torcedores da equipe de Ribeirão Preto. É possível ver uma correria de pais e de atletas que estavam assistindo à partida.
Torcedores fogem de emboscada feita pela torcida do São Paulo em jogo do Corinthians — Foto: Reprodução/TV Botafogo SA
De acordo com o pai de um dos atletas do Botafogo, que pediu para não ser identificado, as pessoas que estavam com armas brancas diziam que a emboscada havia sido anunciada em redes sociais. Alguns torcedores e familiares de atletas de outras equipes tentaram dissuadir os agressores, mas em vão.
À reportagem, a Federação Paulista de Futebol (FPF) reforçou que não houve relatos de feridos e que está colaborando para identificar os envolvidos no episódio.
“A Federação Paulista de Futebol informa que, no início do segundo tempo de Botafogo x Corinthians, jogo válido pelo Paulista Sub-15, em Ribeirão Preto, um grupo de vândalos encapuzados, com pedaços de pau nas mãos, entraram no local da partida com a intenção de agredir a torcida corintiana presente. Felizmente, a Polícia Militar presente interveio e não houve confronto. Segundo informações dos oficiais de jogo, não houve feridos. A partida foi finalizada normalmente, após minutos de paralisação. Imediatamente, a FPF iniciou apuração do caso junto às autoridades públicas, a fim de identificar os criminosos que invadiram o local do jogo. A FPF lamenta e repudia o ocorrido e aguarda a identificação e a punição exemplar dos envolvidos.”
A Secretaria de Segurança Pública, em nota, disse que “A Polícia Militar reforçou o policiamento no entorno de um centro esportivo, localizado na Avenida Cavalheiro Paschoal Inechi, em Ribeirão Preto. Durante partida de futebol realizada na manhã deste sábado (20) alguns integrantes das torcidas do Corinthians e do São Paulo iniciaram um tumulto. Com a chegada dos policiais, as pessoas se dispersaram e ninguém foi detido.”
Já o São Paulo Futebol Clube repudiou as imagens vistas e reforçou que não há ligação de nenhum funcionário do clube com os eventos.
“Não há qualquer relato de envolvimento de funcionário ou jogador do clube envolvido em incidentes em Ribeirão Preto. De qualquer forma, o SPFC repudia qualquer ato de violência.”
LEIA TAMBÉM:
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar