GazetaEsportiva
Referências na defesa, líderes em suas equipes. Maicon e Miranda chegam ao San-São deste domingo como peças-chave de Santos e São Paulo. A partir das 19 horas (de Brasília), eles deverão estar em ação na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Maicon chegou ao Santos em março deste ano e desde então é um dos jogadores mais regulares da equipe. Sólido defendendo e com boa saída de bola, o defensor de 33 anos é um pilar do Peixe ao lado de Eduardo Bauermann.
Contabilizando apenas o Campeonato Brasileiro, Maicon é o segundo jogador do Santos com maior número de rebatidas (105) e o líder em viradas de jogo certas (13). Os números são da plataforma Footstats.
Maicon em campo no San-São significa uma possibilidade de lei do ex, já que o zagueiro defendeu o São Paulo anos atrás, sendo figura importante na campanha que levou o Tricolor à semifinal da Libertadores de 2016.
O defensor chegou a desfalcar o Santos por conta de uma lesão na panturrilha adquirida contra o Corinthians, na volta das oitavas de final da Copa do Brasil, mas se recuperou e está atuando normalmente desde o empate em 2 a 2 contra o Fluminense, no início do mês.
Miranda, por sua vez, é o jogador mais experiente do elenco do São Paulo. O zagueiro, que participou de uma das eras mais vencedoras da história do clube do Morumbi jogando junto com Rogério Ceni, que hoje é seu treinador, terá a missão de liderar o Tricolor e fazer com que o time saia da Vila Belmiro com mais três importantes pontos na bagagem.
Apesar da idade avançada, Miranda foi titular do São Paulo nos últimos sete jogos e deve ir para a oitava partida consecutiva figurando entre os 11 iniciais, já que não poderá atuar na próxima quarta-feira, contra o Flamengo, pela ida da semifinal da Copa do Brasil, por ter sido expulso no confronto com o América-MG, na última quinta, pelas quartas de final do torneio.
Atuando centralizado no esquema com três zagueiros, Miranda fica menos exposto à velocidade dos atacantes rivais, tendo a responsabilidade de fazer a cobertura, caso um dos outros defensores do São Paulo fique para trás na disputa pela bola. Exercendo essa função, o tricampeão brasileiro pelo Tricolor cresceu de produção sob o comando de Rogério Ceni, fazendo o torcedor não sentir tanto a ausência de Arboleda, que se recupera de uma séria lesão no tornozelo esquerdo.
No último San-São disputado na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, apenas Miranda esteve em campo, vencendo por 3 a 0. Maicon fez sua estreia pelo Peixe apenas em abril, após o término do Estadual, e neste domingo terá a missão de ajudar os donos da casa a vingarem o elástico revés para o rival.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo recebe consultas por André Silva, mas sinaliza que vai manter atacante para 2025
- Com parte do salário de Oscar, patrocínio máster vai render R$ 88 milhões ao São Paulo em 2025
- Conselho do São Paulo aprova novo contrato com a Globo para transmissão de jogos
- Em 2024, MorumBIS se consolida como palco de grandes eventos e bate recorde de média de público
- São Paulo visita o Paulistano pelo início do returno no NBB