Morumbi e mata-mata: casamento perfeito para o São Paulo na temporada

53

UOL

Thiago Braga

A ligação do torcedor com o Morumbi transcende a lógica. O são-paulino orgulha-se de ter o maior estádio particular do país. Além disso, foi nesta casa que o clube ergueu alguns de seus títulos mais importantes. E essa magnitude o time de Rogério Ceni tem resgatado em 2022, visto que tem se imposto em casa. Portanto, hoje (24), o Tricolor conta com os seus domínios para seguir na briga do inédito título da Copa do Brasil, diante do Flamengo, pelo jogo de ida da semifinal, às 21h30 (de Brasília).

Em seus domínios nesta temporada, são 29 jogos. São 20 vitórias, seis empates e três derrotas — aproveitamento de 76%. Uma dessas três derrotas, porém, foi justamente para o Flamengo. Em 6 de agosto, em jogo que os dois times pouparam titulares, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

No mata-mata, no entanto, o time de Ceni não sabe o que é perder em 2022 quando atua em seus domínios. Transformando o Morumbi em um ambiente hostil para os rivais, o Tricolor ganhou os nove jogos que fez no estádio. Só teve a vantagem revertida em uma ocasião. Na final do Paulista, em grande atuação, fez 3 a 1 no Palmeiras, mas foi goleado pelo rival por 4 a 0 e perdeu o título Estadual.

Nas outras oito ocasiões, eliminou os adversários em confrontos de ida e volta. Se a escrita começou contra o modesto São Bernardo, no Paulista, ainda no Estadual, o Tricolor venceu o Corinthians, na semifinal, e o Palmeiras, na decisão. Na Copa do Brasil, mesmo quando teve de jogar na Arena Barueri, no jogo de volta contra o Juventude, o São Paulo venceu e passou de fase. No Morumbi, o São Paulo venceu ainda o Manaus, bateu o Palmeiras e eliminou o rival no Allianz Parque, e mais recentemente ganhou do América-MG — novamente conseguiu a classificação fora de casa.

Ceni tem baixas Para a partida desta noite, além de Miranda, suspenso por ter sido expulso contra o América, Gabriel Neves também deve ser baixa. Com um trauma no tornozelo direito após o clássico contra o Santos, o uruguaio ficou fora do treino de ontem (23). Para manter o esquema de três zagueiros, Ceni precisará escolher entre escalar Rafinha como um dos defensores, ou o jovem Luizão. Outra saída pode ser voltar a ter uma linha de quatro defensores, mas é menos provável porque aí o time ficaria sem um jogador para fazer a cobertura no combate a Pedro e Gabigol, deixando os atacantes do Flamengo no mano a mano com a zaga tricolor.

No ataque, a aposta de Ceni é que a dupla formada por Calleri e Luciano possa balançar as redes e dar ao time a vantagem para o jogo de volta. Juntos, eles marcaram 36 dos 91 gols do São Paulo no ano.

FICHA TÉCNICA: SÃO PAULO x FLAMENGO Competição: Copa do Brasil – jogo de ida da semifinal Data e hora: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília) Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS) Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Nailton Junior de Souza Oliveira (CE) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha (Luizão), Diego Costa e Léo; Igor Vinícius, Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni. FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Arturo Vidal (João Gomes), De Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

LEIA TAMBÉM: