GloboEsporte
José Edgar de Matos
Com o veterano, time toma menos de um gol por jogo; sem ele, mais de um; veja os números.
O São Paulo tem um problema antes de abrir a semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo: a ausência do veterano e ídolo Miranda. O primeiro confronto está marcado para esta quarta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), no Morumbi.
Miranda, que retomou o espaço como titular, está suspenso por conta do cartão vermelho contra o América-MG e desfalca o time diante dos rubro-negros. Os números mostram que isso é problema.
Em 32 partidas com Miranda em campo, o São Paulo sofreu 26 gols. A média abaixo de um gol por jogo (0,8) contrasta com o desempenho sem Miranda.
Miranda não participou de 25 jogos e viu do banco o time sofrer gols contra Universidad Católica, Flamengo e América-MG. São 33 gols contando as 28 partidas, o que dá uma média de mais de um por confronto (1,17).
Rogério Ceni não terá um dos seus pilares do time diante do Flamengo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc
Não sofrer gols é um ponto importante no duelo mata-mata contra o Flamengo, e a ausência de Miranda pode até resultar numa alteração de esquema do São Paulo para o confronto.
Sem Miranda, Ferraresi (não-inscrito) e Arboleda (lesionado), Ceni sugeriu no último fim de semana que pode até usar uma linha de quatro atletas na defesa.
Dos zagueiros mais experientes, o capitão Diego Costa e Léo estão à disposição. A comissão tem ainda como opção os jovens Luizão e Beraldo, além do lateral Rafinha, que tem atuado como terceiro zagueiro pela direita em casos de necessidade.
– Vamos fazer algumas escolhas, trabalhar na linha de quatro ou jogar no sistema que estamos mais acostumados. Alguns não podem jogar a Copa do Brasil. Vamos fazer uma análise – declarou Ceni.
Setoristas de São Paulo e Flamengo debatem sobre semi da Copa do Brasil
A decisão sobre o sistema defensivo surge como fundamental para o sucesso do São Paulo diante do Flamengo por dois fatores: o histórico recente contra o adversário e o retrospecto dentro do Morumbi, um dos destaques da campanha.
Em quatro partidas como mandante na Copa do Brasil, contando o jogo contra o Juventude na Arena Barueri, o São Paulo não sofreu gols. Além do duelo contra os gaúchos, o time passou ileso a Manaus, Palmeiras e América-MG.
Diante do Flamengo, no entanto, o desempenho defensivo surge como um grande problema. Nos últimos quatro jogos, que terminaram com quatro derrotas, foram 14 gols sofridos, seis deles diante do torcedor no Morumbi.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo calcula ganho imediato de R$ 31,7 milhões com saídas de Rato, Nestor e Michel Araújo
- São Paulo abre mão de renovação, e Igor Liziero negocia com o Sport
- Oscar repensa volta ao Brasil e encaminha retorno ao São Paulo após 14 anos
- Especulado no São Paulo, Dybala marca dois e dá assistência em goleada da Roma no Italiano
- Sem Rafinha, Calleri deve herdar de vez a braçadeira de capitão do São Paulo em 2025