Análise: razão da derrota do São Paulo vai além da expulsão de Igor Gomes

102

GazetaEsportiva

Marcelo Baseggio 

O São Paulo sofreu um duro baque na noite desta quinta-feira, perdendo por 3 a 1 para o Atlético-GO, no Serra Dourada, pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana. A expulsão de Igor Gomes ainda no primeiro tempo foi o fator preponderante para o resultado negativo, mas o Tricolor perdeu o importante jogo em Goiânia também por outros motivos.

Tudo deu errado para o São Paulo no Serra Dourada. Antes de Igor Gomes ser expulso o time comandado por Rogério Ceni já não conseguia chegar com naturalidade no ataque, com muitas jogadas sendo interrompidas por falhas dos próprios atletas tricolores.

Publicidade

Reinaldo, por exemplo, errou tudo o que tentou ao longo do período em que esteve dentro de campo, sendo substituído por Welington logo após a expulsão de Igor Gomes, antes do intervalo. O meia revelado em Cotia, que deixou o São Paulo na mão, também fez uma partida desastrosa em Goiânia.

Jandrei também perdeu uma oportunidade de mostrar à torcida que merece a titularidade na meta do time. O goleiro levou a pior em todas as poucas chances de gol criadas pelo Atlético-GO, incluindo uma falha no segundo gol, em que saiu para interceptar o cruzamento rasteiro, mas deixou a bola passar para Shaylon completar para o fundo das redes.

No ataque, Calleri, principal arma ofensiva do Tricolor, pouco tocou na bola, se concentrando muito mais nos confrontos físicos com os zagueiros adversários do que nos cruzamentos e passes que poderia ter recebido ao longo do jogo. O camisa 9, inclusive, chegou à quinta partida sem balançar as redes, igualando seu maior jejum com a camisa do São Paulo neste ano.

Nem mesmo o capitão da equipe, Diego Costa, passou batido. O zagueiro, que deu a volta por cima desde a chegada de Rogério Ceni, se consolidando como um dos líderes do elenco, perdeu na corrida para Léo Pereira de forma vergonhosa e viu o atacante do Atlético-GO invadir a área e “matar” o jogo para os donos da casa.

Por falar em vergonha, a derrota do São Paulo em Goiânia é ainda mais vexatória pelo fato de o adversário ter trocado de técnico nesta semana. Com apenas três dias para preparar a equipe, Eduardo Baptista fez o suficiente para superar o Tricolor sem grandes complicações e construir uma excelente vantagem para o jogo de volta, no Morumbi, na próxima quinta-feira.

É verdade que o Atlético-GO foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil após vencer o rival na ida, em Goiânia, também por dois gols de diferença, mas, pelo que vem apresentando recentemente, o São Paulo terá de suar sangue para manter vivo o sonho do bicampeonato na Sul-Americana.

LEIA TAMBÉM: