GloboEsporte
José Edgar de Matos
Volante uruguaio vai de quase descartado a titular com Rogério Ceni e recebe garantias de que vai renovar vínculo; lesionado, ele não deve atuar mais em 2022.
De pouco utilizado, com futuro longe do Morumbi, a titular com Rogério Ceni e com a diretoria publicamente querendo a renovação de contrato. Em um período de pouco mais de três meses, Gabriel Neves reverteu a sua situação dentro do São Paulo.
Mesmo diante de uma lesão que deve tirá-lo do restante da temporada, inclusive da final da Sul-Americana contra o Independiente Del Valle, no dia 1º, em Córdoba, na Argentina, o uruguaio recebeu garantias de que o clube quer a renovação do contrato no fim do ano.
Gabriel Neves possui acordo com o São Paulo até 31 de dezembro. Para renovar o compromisso até o fim de 2025, o clube deve pagar 1,7 milhão de dólares (mais de R$ 8 milhões), dividido em três anos, a título de luvas para os representantes do atleta.
O desejo são-paulino de ficar com o uruguaio vem três meses depois de pessoas no clube avaliarem que, pela irregularidade e pouco tempo de campo até o meio deste ano, o investimento não deveria ser feito, e Neves deixaria o clube.
Gabriel Neves reverteu o quadro em três meses e pode renovar com o São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Foi a partir de junho, entretanto, que Gabriel Neves se consolidou como um titular da equipe de Rogério Ceni. Atuações importantes, como nos clássicos contra o Palmeiras, elevaram a confiança do uruguaio, que se tornou peça importante do time.
A evolução nos jogos veio a partir de um diagnóstico do crescimento de Gabriel Neves nos treinos. No fim do primeiro semestre, os relatos eram de evolução do uruguaio no dia a dia, o que gerou oportunidades e resultou na mudança do panorama para o futuro no clube.
O crescimento no CT Barra Funda também deu-se por uma aproximação com outros atletas. Dono de um perfil tímido, o uruguaio estreitou relações com companheiros como Calleri e sentiu-se mais à vontade no clube, de acordo com pessoas do dia a dia no centro de treinamento.
Antes do meio do ano, Gabriel Neves tinha atuado em apenas dez partidas das 34 disputadas pelo time (29,4%). Desde a chegada em agosto de 2021, o uruguaio não conseguia emplacar uma sequência de jogos e via o futuro no São Paulo em xeque.
Contudo, desde junho foram 18 partidas nos 29 jogos do clube (62%), com a vaga de titular conquistada na disputa particular com o jovem Pablo Maia.
A sequência, contudo, será interrompida, já que o camisa 15 sofreu uma lesão no joelho direito que pode tirá-lo do restante da temporada. Serão algumas semanas com a perna imobilizada antes de iniciar o processo de fisioterapia.
De muletas, Gabriel Neves comemora classificação do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc
Mesmo diante deste cenário, o diretor de futebol Carlos Belmonte anunciou que o clube quer a permanência do jogador. Primeiro, no particular, depois do duelo de quinta-feira, com uma mensagem enviada com o desejo de uma renovação a ser discutida em dezembro.
Nesta segunda-feira, publicamente, o dirigente manifestou-se positivamente sobre a possibilidade de renovar com Gabriel Neves. A declaração foi dada ao jornalista André Hernan.
– É um jogador que a gente pretende comprar, temos isso decidido pela direção. Agora é discutir a forma de pagamento – declarou o diretor de futebol são-paulino.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo disputará um torneio internacional pelo 23º ano consecutivo
- Sub-15 Feminino enfrenta a Portuguesa pela final da Paulista Cup
- Lateral do São Paulo se manifesta após polêmica de empresário com Zubeldía: ‘Todo apoio à comissão técnica’
- Belmonte confirma permanência de Zubeldía no São Paulo em 2025
- São Paulo trabalha para ter Wendell na pré-temporada nos EUA, diz Hernan