GazetaEsportiva
O Independiente Del Valle, adversário do São Paulo na final da Copa Sul-Americana, era um clube modesto do Equador pouco mais de uma década atrás. Porém, o time fundado em 1958, na cidade de Sangolquí, a 25km da capital Quito, teve um crescimento meteórico nos últimos anos, saindo da 3ª divisão nacional e se consolidando como uma das principais forças do futebol equatoriano.
A partir de 2006, o Del Valle – antes chamado “Independiente José Terán”, em homenagem ao seu fundador – passou a ser comandado pelo empresário equatoriano Michel Deller, dono da rede de fast food KFC no Equador e nome relevante do mercado imobiliário do país. Focando no desenvolvimento de infraestrutura e categorias de base, a equipe subiu para a segunda divisão em 2008 e, dois anos mais tarde, disputou a elite nacional pela primeira vez em sua história.
O Independiente conseguiu se manter no nível mais alto em 2010, ficando a quatro pontos da queda, e terminou na 7ª posição na temporada seguinte. Já em 2012, com a 5ª colocação, garantiu vaga em uma competição continental de forma inédita. O time, entretanto, acabou caindo na segunda fase da Sul-Americana de 2013, após perder para a tradicional Universidad de Chile.
Também em 2013, o Del Valle foi vice-campeão do Equador e assegurou participação na Copa Libertadores seguinte. No principal torneio sul-americano de 2014, o clube foi eliminado na fase de grupos: ficou atrás de Unión Española-CHI e San Lorenzo-ARG e à frente do Botafogo.
O Independiente teve o seu grande momento internacional em 2016, quando surpreendeu a todos e foi finalista da Libertadores. Apenas no mata-mata, eliminou River Plate, Pumas-MEX e Boca Juniors, com direito a uma vitória na Bombonera por 3 a 2. Na decisão, após empate de 1 a 1 em casa, perdeu para o Atlético Nacional, na Colômbia, pelo placar mínimo, e ficou com o vice.
Ainda sem ganhar a elite equatoriana, o Del Valle conquistou o seu primeiro título internacional em 2019, quando faturou a Sul-Americana e deixou pelo caminho nomes de peso. Nas quartas de final, eliminou o Independiente de Avellaneda, heptacampeão da Libertadores e time que inspirou a fundação do xará equatoriano. Na semifinal, passou pelo Corinthians, com vitória por 2 a 0 em Itaquera. Já na decisão, em jogo único em Assunção, no Paraguai, ganhou do Colón-ARG por 3 a 1 e levantou o troféu.
Já com o título sul-americano, a glória nacional foi alcançada apenas em 2021, quando o Del Valle sagrou-se campeão equatoriano pela primeira vez. Na decisão, bateu o Emelec, segundo time com mais títulos da competição. Já na atual edição do torneio, o Independiente ocupa o segundo posto após 12 rodadas, com 23 pontos – dois a menos do que o líder Aucas.
Apesar do crescimento evidente, o Del Valle ainda não conta com uma grande base de torcedores e está muito atrás dos rivais, como Emelec e Barcelona de Guayaquil. A final da Copa Sul-Americana contra o São Paulo ocorrerá no sábado, às 17 horas (de Brasília), em Córdoba, na Argentina. A partida será disputada no Estádio Mario Alberto Kempes, com maioria esmagadora de são-paulinos.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo trabalha para ter Wendell na pré-temporada nos EUA, diz Hernan
- Zubeldía projeta com William plano que inclui de De Paul a Flaco
- Ano acabado? São Paulo joga por R$ 7 milhões e pode ser pivô em título e Z4
- Sub-11 e Sub-12 avançam à semifinal do Paulista
- Empresário de Moreira, lateral do São Paulo, detona Zubeldía: “Parece um palhaço vestido”