GloboEsporte
Diego Costa, Luciano e Patrick, com um golaço, resolvem o jogo no primeiro tempo; Eder completa no segundo.
Resumão
O São Paulo ganhou neste domingo um impulso final para a decisão da Copa Sul-Americana. No Morumbi, diante de 36 mil torcedores, jogou bem e goleou o Avaí por 4 a 0, pelo Brasileirão, na última partida antes da disputa do título continental contra o Independiente del Valle, do Equador. A vitória foi construída no primeiro tempo, com gols de Diego Costa, Luciano e Patrick – o último um golaço de voleio. Eder completou na etapa final. O resultado manteve o Avaí na zona de rebaixamento na abertura da 28ª rodada da competição nacional.
Melhores momentos: São Paulo 4 x 0 Avaí pela 28ª rodada do Brasileirão 2022
Na tabela
O São Paulo foi a 37 pontos e pulou para a décima colocação no Campeonato Brasileiro. O Avaí, com 28, abre o Z-4, mas pode perder uma posição na rodada – para o Cuiabá, que recebe o América-MG na quarta-feira.
São Paulo x Avaí no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)
Próximos jogos
O São Paulo volta a campo no próximo sábado. E para decidir título: às 17h, em Córdoba, na Argentina, encara o Independiente del Valle, do Equador, na final da Copa Sul-Americana, em jogo único. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso tricolor é no dia 6 de outubro, fora de casa, contra o América-MG. O Avaí, no próximo sábado, recebe o Atlético-GO às 19h.
Que golaço!
O terceiro gol do São Paulo, no finzinho do primeiro tempo, foi uma pintura de Patrick. O camisa 88 pegou sobra de cobrança de escanteio, ajeitou a bola no peito e emendou um voleio. Que golaço!
Aos 50 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Patrick do São Paulo contra o Avaí
Gol irregular?
Para Paulo César Oliveira, da Central do Apito, o primeiro gol do São Paulo foi irregular. Na visão do comentarista, Calleri comete falta em Thales antes do cabeceio de Diego Costa.
Central do Apito: PC Oliveira vê puxão de Calleri na área e diz que gol do São Paulo deveria ser anulado
Esquentou
O jogo teve momentos de confusão entre os jogadores. Ninguém foi expulso – mas, na opinião de Paulo César Oliveira, deveria. Segundo o comentarista, cabia vermelho para Bruno Silva, do Avaí, por causa de um chute em Rodrigo Nestor. Ele levou amarelo.
Aos 18 min do 1º tempo – confusão generalizada após entrada forte de Bruno Silva, do Avaí
Primeiro tempo
O São Paulo era dominante, mas não fazia um grande jogo quando Diego Costa, aos 24 minutos, subiu alto e cabeceou com firmeza, após cobrança de escanteio de Reinaldo, para colocar o time tricolor na frente. Até ali, a equipe de Rogério Ceni tinha dificuldades para pressionar o Avaí e vivia um jogo tenso, brigado, com os jogadores dos dois lados se estranhando em campo. Depois do gol, o Avaí teve que buscar soluções ofensivas. Poderia ter empatado aos 34, quando Bissoli conseguiu se projetar entre os zagueiros e cabeceou com perigo, rente à trave. Mas foi o São Paulo quem mais conseguiu se posicionar à frente. E foi premiado com mais dois gols. Primeiro, Reinaldo acionou Rodrigo Nestor, que deixou para Luciano deslocar o goleiro e ampliar: 2 a 0; depois, após cobrança de escanteio, Patrick fez uma pintura: matou no peito e emendou de voleio para fazer 3 a 0. Um golaço.
Luciano e Rodrigo Nestor comemoram gol do São Paulo contra o Avaí (Foto: Marcos Ribolli)
Segundo tempo
O Avaí não deu qualquer sinal de que poderia renascer na partida no segundo tempo. O São Paulo seguiu dominador e poderia, sem grande esforço, ter ampliado o placar já no começo da etapa. Calleri perdeu duas chances – uma em chute desviado por Bressan, outra em finalização após passe de Rafinha. Rodrigo Nestor também teve pancada para fora – mesmo destino de uma tentativa de Alisson. No Avaí, Lisca tentou reagir com a entrada de Paolo Guerrero no lugar de Bissoli. Mas foi William Pottker quem quase marcou. Aos 27, cabeceou no chão e forçou o goleiro Felipe Alves a fazer grande defesa. Enquanto isso, o São Paulo dosava energia e fazia trocas – com a entrada de jogadores como Luan, que não atuava desde junho, Galoppo, Marcos Guilherme, Eder e Igor Gomes. Os dois últimos finalizaram a jogada do gol que definiu a goleada. Igor Gomes cruzou, e a bola sobrou para Eder fechar o placar: 4 a 0, goleada e festa no Morumbi.
Jean Pyerre, meia do Avaí, no jogo contra o São Paulo (Foto: Rafael Xavier/Avaí )
LEIA TAMBÉM:
- Um ano no “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda
- São Paulo é dominado pelo Paulistano e perde a segunda seguida no NBB
- Salário é único entrave para renovação do São Paulo com Luiz Gustavo
- Salário é único entrave para renovação do São Paulo com Luiz Gustavo
- São Paulo abreviará viagem de até 12 jogadores nos Estados Unidos e ainda debaterá volta de Zubeldía