GazetaEsportiva
O São Paulo enfrenta o Ceará neste domingo, às 16h (de Brasília), no Castelão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro com a missão de voltar a vencer no torneio, é claro, mas também de ser mais criativo no setor ofensivo, menos refém de cruzamentos na área, principal jogada da equipe comandada por Rogério Ceni atualmente.
O São Paulo é o time com mais cruzamentos certos na atual edição do Campeonato Brasileiro até o início da 27ª rodada, de acordo com o Footstats. Em 26 jogos, o Tricolor alçou 618 bolas na área, acertando 160 delas (25,8%).
Atlético-MG, com 149, Palmeiras, com 148, Flamengo, com 146, e América-MG, também com 146 cruzamentos certos, completam o top 5 do quesito no Brasileirão.
O São Paulo também é o quarto time com mais cruzamentos no geral da competição, com 618, atrás apenas de Cuiabá, com 661, Palmeiras, com 655, e Red Bull Bragantino, com 637.
Mas, não é apenas no Campeonato Brasileiro que o São Paulo usa e abusa das jogadas aéreas. Na semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo, considerando os jogos de ida e volta, o Tricolor somou nada mais, nada menos que 56 cruzamentos, acertando 14 deles, de acordo com dados do Sofascore.
Os lançamentos também vêm sendo bastante utilizados pelo time de Rogério Ceni. No clássico contra o Corinthians, no último fim de semana, foi graças a uma bola longa que Eder sofreu pênalti de Gil e pôde garantir o empate para o São Paulo no estádio do Morumbi.
A insistências nos cruzamentos e lançamentos se deve ao fato de Rogério Ceni não contar com atacantes dribladores, capazes de furar o sistema defensivo rival com uma jogada de improviso. A falta de um meia-armador também pesa para as estatísticas apresentadas acima.
Com Calleri dentro de campo, o jogo do São Paulo se torna ainda mais previsível. Por sua característica de prender bem a bola, ter um bom cabeceio e brigar por cada lançamento para o campo de ataque, o argentino acaba estimulando as ligações diretas durante as partidas.
LEIA TAMBÉM:
- Além das 4 linhas – As saídas
- São Paulo reduz folha salarial para ter Oscar e pode chegar a 15 saídas até janeiro
- Wellington Rato cita “contrato até 2026” e rebate rumores sobre saída do São Paulo
- São Paulo deve ceder Galoppo por empréstimo ao Santos; cláusula gera debate entre as diretorias
- Fora de casa, Basquete Tricolor encara o Minas pelo NBB