GloboEsporte
José Edgar de Matos
Zagueiro deve aproveitar últimos jogos da temporada para pegar ritmo, pensando na Copa do Mundo pela seleção do Equador.
O foco do São Paulo se encontra, obviamente, na decisão da Copa Sul-Americana contra o Independiente Del Valle, marcada para o próximo dia 1º, em Córdoba, na Argentina. Entretanto, um atleta específico do elenco mira além do início do próximo mês, mais precisamente a reta final do Campeonato Brasileiro.
O zagueiro Arboleda vem surpreendendo na recuperação de uma grave lesão no tornozelo e pode até reforçar o Equador na Copa do Mundo, no fim de novembro. Mais do que isso: pessoas ligadas à diretoria do São Paulo acreditam na possibilidade de o voltar a campo nas últimas rodadas da Série A.
Arboleda não atua desde junho, quando rompeu os ligamentos e fraturou o tornozelo esquerdo. A primeira previsão apontava que o equatoriano, que passou por cirurgia, só retornaria a campo na próxima temporada.
O departamento médico do clube ainda é cauteloso, em virtude da gravidade do problema, e evita fazer projeções. Todo passo é estritamente calculado, mas a recuperação do equatoriano tem surpreendido pela rapidez de sua evolução.
![Arboleda corre no CT do São Paulo — Foto: São Paulo FC](https://s2.glbimg.com/39F2acNWHgPWlJ7Sr-xmEiIvN6U=/0x0:2048x1364/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/Y/3/fFQf0cSBS5sCu6XQlKBg/arboleda.jpg)
Arboleda corre no CT do São Paulo — Foto: São Paulo FC
Os jogos finais do Brasileirão serviriam como uma maneira de Arboleda pegar ritmo para disputar o Mundial pelo Equador. O zagueiro terminou as eliminatórias sul-americanas como reserva da equipe.
O equatoriano tem trabalhado no gramado com os fisioterapeutas e se trata também em casa, com um profissional particular, como mostrou o ge no início do mês.
Em recuperação, Arboleda corre no CT do São Paulo
O zagueiro enxerga esta como possivelmente a única possibilidade de atuar em um Mundial pela seleção equatoriana.
A Copa do Mundo surgiu como grande motivação para o processo quase integral de recuperação. Porém, tamanha evolução pode até colocá-lo em ação com o uniforme tricolor antes do possível embarque para o Catar.
As seleções devem convocar os grupos de atletas no início de novembro. São permitidos 26 jogadores por delegação.
LEIA TAMBÉM:
- Escalação do São Paulo: Ferreirinha tem lesão e fica fora de clássico
- Sequência a Oscar, descanso a Rafael: veja quem mais jogou em “maratona” do São Paulo
- Destaque do São Paulo no ano, Luciano busca confirmar boa fase contra o Palmeiras
- Com Choque-Rei à vista, Zubeldía registra menos de 50% de aproveitamento em clássicos
- Recém-chegado, Enzo Díaz assume protagonismo defensivo no São Paulo; confira números