GazetaEsportiva
Na base da superação, o São Paulo conseguiu nesta quinta-feira uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o América-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O gol salvador foi marcado pelo meia-atacante Alisson, aos 45 minutos do segundo tempo. Isso tudo foi conquistado no primeiro jogo após a derrota na final da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador, no último sábado.
Para o técnico Rogério Ceni, um dos que mais sentiram a perda do título na Argentina, o São Paulo tem tudo para reagir e conseguir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores via Brasileirão.
“Já perdemos títulos maiores e sobrevivemos. Jogamos três competições, duas finais (Campeonato Paulista e Sul-Americana) e uma semifinal (Copa do Brasil). Não tivemos a capacidade de vencer, mas o time continua na luta, na briga, tentando juntar forças para conseguir essa oitava vaga. Sei que é muito pouco. Nós abrimos mão do Brasileiro em detrimento da Sul-Americana e da Copa do Brasil para sobrevivermos, mas agora estamos tentando resgatar esse tempo perdido, esses jogos que perdemos”, afirmou em entrevista coletiva, em tom de desabafo.
“Em 2006, perdemos a final da Libertadores para o Inter, com um erro meu, e tínhamos jogo no domingo contra o Cruzeiro em que defenderíamos a liderança do Brasileiro. Era outra época, mas estive num fundo de poço maior do que esse. Eles também podem sair, são caras que trabalham, que têm defeitos, como todos nós temos, e suas virtudes”, prosseguiu.
Rogério Ceni revelou bastidores do elenco são-paulino após a derrota na Argentina. “Foi muito pesado. Trabalhar na segunda-feira, quando reapresentamos. Não quis fazer nada complexo pra eles, fiz um treino o mais simples possível. Mas confesso que jogos assim, como uma final, perder é ruim mesmo. São nove meses jogados para ter a oportunidade de levantar uma taça. Jogamos o ano inteiro e não conseguimos as taças, isso é trágico para a gente que vive isso aqui. É difícil até para a gente se automotivar”, disse o treinador.
“Está todo mundo feliz com a vitória de hoje (quinta-feira)? Não. Mas é o que sobrou neste Campeonato Brasileiro, que é disputar a oitava posição. São seis ou sete times disputando essa vaga, que hoje é do América-MG. Tem Botafogo, tem nós, tem o Fortaleza. Vamos tentar ser os mais dignos possível para buscar uma vaga de Pré-Libertadores. Tivemos muita vontade, transpiramos muito. Até mais que no jogo de sábado. Infelizmente travamos no sábado, não conseguimos o título que era esperado”, completou.
Agora com 40 pontos, o São Paulo subiu para a 10ª colocação e segue na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Como o Brasileirão terá um G8 para a competição continental, a diferença para o oitavo colocado, atualmente o próprio América-MG, é de dois pontos. Rival que pode ser ultrapassado porque o Tricolor tem um jogo a menos – contra o Coritiba, em casa, marcado para o próximo dia 20.
LEIA TAMBÉM:
- Wellington Rato cita “contrato até 2026” e rebate rumores sobre saída do São Paulo
- São Paulo deve ceder Galoppo por empréstimo ao Santos; cláusula gera debate entre as diretorias
- Fora de casa, Basquete Tricolor encara o Minas pelo NBB
- Jéssica Soares segue no Tricolor em 2025
- São Paulo encaminha acerto com o meia Oscar