Desmanche no elenco do São Paulo? Planejamento para 2023 depende de vaga na Libertadores

200

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues 

Quem sai? Quem fica? Veja um panorama caso o time fique fora da principal competição continental.

O São Paulo pode sofrer um desmanche em seu elenco caso não consiga uma classificação para a Libertadores do ano que vem. O planejamento para 2023 dependerá da vaga no principal torneio da América do Sul.

Publicidade

Jogadores em fim de contrato e que têm altos salários devem ser os primeiros a estar na lista de dispensa. Isso porque a diretoria e o próprio Rogério Ceni já afirmaram que uma das metas é diminuir a folha salarial.

Nomes como os de Miranda, Eder, Rafinha, Andrés Colorado, Reinaldo e Igor Gomes ficam ameaçados de não ter vida tão longa no clube. Os três primeiros são os mais propensos a se despedir no fim de dezembro.

Rogério Ceni em São Paulo x Independiente del Valle — Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

Rogério Ceni em São Paulo x Independiente del Valle — Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

Outro que pode se despedir sem deixar muita saudade ao torcedor é Marcos Guilherme. O jogador não entra no caso de jogadores caros ao clube, mas tem contrato até o fim deste ano e não conseguiu desempenhar um bom futebol.

Ele já fez nove partidas e não tem nenhum gol marcado e nenhuma assistência.

Até mesmo a situação de Gabriel Neves pode mudar com a não classificação para a Libertadores. O volante já recebeu uma resposta positiva da diretoria sobre sua compra definitiva. No entanto, o investimento mais baixo para o ano que vem pode fazer as coisas mudarem.

Caso queira a permanência do volante até o fim de 2025, o clube deverá pagar mais 1,7 milhão de dólares (R$ 8,3 milhões) parcelados em três anos em título de luvas ao jogador e seus representantes.

Gabriel Neves no embarque do São Paulo para a final da Sul-Americana, em Córdoba — Foto: Divulgação/São Paulo

Gabriel Neves no embarque do São Paulo para a final da Sul-Americana, em Córdoba — Foto: Divulgação/São Paulo

O técnico Rogério Ceni deixou seu futuro indefinido após o vice-campeonato do último sábado. Ficar fora da Libertadores pode decretar o fim de sua passagem no clube.

Para tentar se classificar para edição de 2023, o São Paulo tem dez jogos pelo Brasileirão para conseguir tal feito. Ceni e companhia terão pouco tempo para respirar. A equipe encara dois jogos importantes para encaminhar a subida na tabela ou aumentar o período de frustração.

O São Paulo retorna a campo na quinta-feira, às 20h (de Brasília), para encarar o América-MG, pela 30ª rodada do Brasileirão. Na sequência, dia 9, às 16h, recebe o Botafogo, no Morumbi. São dois confrontos diretos para projetar a briga por Libertadores.

Diante das configurações das finais da Copa do Brasil (Flamengo x Corinthians) e Libertadores (Flamengo x Athletico), o Brasileirão pode ter até oito vagas na Libertadores de 2023.

Na 13ª posição, o Tricolor soma 37 pontos, mesmo número do Botafogo. O América-MG ocupa a oitava colocação com 42. Duas vitórias recolocam o São Paulo de fato na briga, objetivo restante depois da derrota na decisão de sábado.

LEIA TAMBÉM: