GazetaEsportiva
A arrancada do São Paulo nesta reta final do Campeonato Brasileiro vem surpreendendo muita gente, inclusive os matemáticos. Em menos de um mês, o Tricolor foi de 1,5% para 59,7% de chance de se classificar para a Copa Libertadores de 2023, fruto dessa guinada principalmente após a perda do título da Sul-Americana.
Após a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo tinha apenas 1,5% de chance de ir à Libertadores, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Tricolor havia acabado de empatar sem gols com o Palmeiras, no Allianz Parque, terminando o clássico com dois jogadores expulsos. A equipe comandada por Rogério Ceni era apenas a 12ª colocada do Brasileirão, com 41 pontos, e via a vaga para o torneio continental como um objetivo distante.
Fato é que desde então o São Paulo acumulou vitórias contra Coritiba, Juventude e Atlético-GO, resultados que levaram Calleri, Luciano e companhia ao G8 do Campeonato Brasileiro, grupo que garante vaga para a próxima edição da Libertadores.
Atual oitavo colocado, com 50 pontos, o São Paulo tem agora 59,7% de chance de disputar o principal torneio continental de clubes na próxima temporada. A sequência final no Campeonato Brasileiro, entretanto, não é nada fácil. Nas últimas quatro rodadas o Tricolor terá pela frente o Atlético-MG, em casa, Fluminense, fora, Internacional, em casa, e Goiás, fora. Dos quatro adversários restantes, três integram o G8.
Se vencer o Atlético-MG nesta terça-feira, no Morumbi, o São Paulo ultrapassará o rival, que é o sétimo colocado, com 51 pontos, e poderá até mesmo desbancar o Athletico-PR da sexta colocação, se o Furacão tropeçar contra o Goiás, o que daria ao Tricolor o direito de se classificar diretamente para a fase de grupos da Libertadores, caso termine o Brasileiro entre os seis primeiros.
LEIA TAMBÉM:
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar