GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Miranda, Rafinha e Eder têm contratos até o fim do ano e não sabem se continuarão no elenco.
O vice-campeonato do São Paulo na Copa Sul-Americana impediu o time de assegurar uma vaga na Libertadores da América. E com o caminho pelo Brasileirão bem distante, a tendência é que o cenário atrapalhe a continuidade de Miranda, Rafinha e Eder, os três jogadores mais experientes do elenco.
O trio tem contrato até o fim deste ano, mas sem vaga na Liberadores o mais provável é que nenhum deles renove com o Tricolor e siga na equipe na próxima temporada.
Miranda e Rafinha na final da Copa Sul-Americana com o São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
Miranda e Eder são os mais propensos a sair no fim de 2022. O zagueiro revelou ao ge, no início da semana, que definiria seu futuro após a final do último sábado. Com a derrota, a tendência é que não fique.
Eder, por sua vez, não deveria ficar nem mesmo com o título. O atacante tem um alto custo para o clube e não vem sendo tão aproveitado pelo treinador Rogério Ceni, embora tenha marcado seis gols na temporada.
Melhores momentos: São Paulo 0 x 2 Independiente Del Valle pela final da Sul-Americana
A situação mais indefinida é a de Rafinha. O contrato do lateral com o São Paulo possui uma cláusula que renova o acordo automaticamente por mais uma temporada.
Rafinha precisaria participar de 60% dos jogos do Tricolor, com pelo menos 45 minutos em campo, para acionar o gatilho dessa cláusula.
Até agora, ele tem 38 partidas com pelo menos 45 minutos em campo e precisa de mais oito para atingir 46, o necessário, dentro dos 77 compromissos que o São Paulo somará até o fim do Brasileirão.
Veja a entrevista de Rogério Ceni após derrota do São Paulo na final da Copa Sul-Americana
No último sábado, Rafinha não foi aproveitado por Rogério Ceni na final, assim como Miranda. A dupla experiente foi preterida por garotos. Na direita, Igor Vinicius foi titular. A zaga foi composta por Diego Costa e Léo.
Eder, por sua vez, entrou no segundo tempo e teve uma chance de gol, obrigando uma boa defesa do goleiro. Mas isso não sinaliza uma permanência no próximo ano.
Melhores momentos: São Paulo 0 x 2 Independiente Del Valle pela final da Sul-Americana
Sem uma possível vaga na Libertadores – ainda há chances pelo Brasileirão – o São Paulo terá um orçamento mais enxuto em 2023. Com isso, é possível que haja um desmanche em relação àqueles que estão com o contrato próximo do fim.
Jogadores como Reinaldo, Andrés Colorado, Igor Gomes e Gabriel Neves estão com o futuro ainda indefinido. A diretoria afirmou que os contratos seriam debatidos após a decisão do último sábado.
O São Paulo volta suas atenções todas para o Campeonato Brasileiro a partir de agora. Na quinta-feira, às 20h, a equipe encara o América-MG, fora de casa.
Reinaldo lamenta vice-campeonato do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
LEIA TAMBÉM:
- Titular em lado carente, Igor Vinícius não foi procurado para renovar
- Fora dos planos do São Paulo, Luan desperta interesse do Remo
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar