GazetaEsportiva
Durante as últimas partidas, o treinador Rogério Ceni precisou montar um quebra-cabeças para montar a defesa do São Paulo. Com os desfalques na defesa, o zagueiro Luizão recebeu mais oportunidades e parece ter se consolidado na equipe titular do Tricolor.
Luizão já havia sido utilizado antes, com 20 jogos disputados na temporada antes dessa partida. No entanto, o defensor voltou a aparecer entre os titulares no empate por sem gols contra o Palmeiras, no dia 16 de outubro. Na ocasião, Diego Costa e Léo eram desfalques e, assim, o São Paulo começou o clássico com Ferreresi e Miranda ao lado de Luizão.
No entanto, os desfalques foram acentuados quando Ferraresi foi expulso no primeiro e Miranda e deixou a partida cpm dores na etapa final. Para piorar, Beraldo, que saiu do banco, também recebeu cartão vermelho, deixando Luizão como o único zagueiro de ofício da equipe.
Apesar da situação distópica dentro do Allianz Parque, o jovem de 20 anos fez uma grande partida. Segundo o FootStats, ele foi responsável por nove rebatidas, sendo o líder da estatística entre os são-paulinos. Além disso, o zagueiro não cometeu nenhuma falta durante o jogo e não perdeu a posse de bola em nenhuma ocasião.
A atuação convenceu Rogério Ceni, que em meio ao retorno de Léo Pelé e tendo Ferraresi como opção – além de Rafinha, improvisado -, manteve Luizão entre os titulares nas partidas seguintes.
Sem Diego Costa e Miranda, o camisa 32 começou em campo contra Coritiba (no Morumbi), Juventude (Alfredo Jaconi) e Atlético-GO (Morumbi). Na sequência, o São Paulo conquistou três vitórias (3×1, 2×1 e 2×1, respectivamente), pontos cruciais para colocar a equipe no G8.
Nessas quatro partidas como titular, Luizão soma bons números. Ao todo, são 31 rebatidas, quatro desarmes e somente uma falta cometida nesse recorte, com nenhum cartão recebido.
Futuro incerto
Apesar da boa fase, Luizão não deve ter futuro longo no São Paulo. Com contrato até janeiro de 2023, o defensor já atraiu o interesse de Fulham e West Ham, da Inglaterra. Os dois times, no entanto, analisam com bons olhos uma chegada antecipada do zagueiro, dispostos a ceder ao Tricolor porcentagem dos direitos econômicos do jogador.
Dessa forma, Luizão sairia do São Paulo antes do fim de seu contrato, mas o clube poderia lucrar com uma venda futura do zagueiro, vista como provável.
Próximos compromissos
Diego Costa e Miranda seguem fora e, assim, Luizão deve seguir entre os titulares da defesa são-paulina para o próximo duelo da equipe. O time pode contar, no entanto, com o retorno de Arboleda, recuperado de lesão.
O São Pualo volta a campo na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), para receber o Atlético-MG no Morumbi, em partida que pode colocar o Tricolor na sétima colocação.
No momento, a equipe paulista ocupa a oitava colocação, com 50 pontos. A reta final é, assim, importante para manter o objetivo de ir à Libertadores.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores