GloboEsporte
Equipe de Rogério Ceni tinha o G-8 na mira, mas tropeços do Furacão mudam cenário.
Os tropeços recentes do Athletico deram ao São Paulo o direito de sonhar com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem.
Em recuperação no Brasileiro, a equipe de Rogério Ceni tem o G-8 ainda como meta, mas pode terminar a rodada a apenas um ponto da equipe paranaense, hoje a sexta colocada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/T/R/GXs7NmTxuuswO7rvBdJw/rib7911-2.jpg)
Rogério Ceni em São Paulo x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli
Com 47 pontos conquistados, o São Paulo está na oitava posição e pega o Atlético-GO, nesta quinta-feira, em casa. Se vencer, vai a 50 pontos, um a menos do que o Athletico.
Na classificação atual, os cinco primeiros colocados se classificam para a fase de grupos da Libertadores, já que o Flamengo, que garantiu vaga ao ser campeão da Copa do Brasil, é o vice-líder – mas pode terminar a rodada na quarta colocação, se Internacional e Corinthians vencerem nesta quarta-feira.
De qualquer forma, por estar no G-4, o grupo que vai à fase de grupos originalmente, o Flamengo cede uma vaga ao quinto colocado. A situação pode se repetir, gerando mais uma vaga, caso o Flamengo seja campeão da Libertadores, sábado, quando enfrenta justamente o Athletico.
A equipe paranaense tem só uma vitória nos últimos cinco jogos do Brasileiro, além de três derrotas e um empate. O São Paulo, por outro lado, venceu três vezes, empatou um e perdeu outro jogo.
Entre eles está o Atlético-MG, que tem 48 pontos e, na quinta, recebe o lanterna Juventude – depois, na próxima terça, vai ao Morumbi enfrentar o São Paulo.
O Athletico, que nesta rodada foi derrotado em casa pelo Palmeiras, volta a jogar pelo Brasileiro na próxima quarta, 2 de novembro, contra o Goiás, em Curitiba.
Caso não vença o Flamengo na final de sábado, aos paranaenses restará segurar posição no Brasileiro para jogar o torneio continental mais uma vez na próxima temporada.
Na configuração atual, os cinco primeiros colocados do Brasileirão jogarão a fase de grupos da Libertadores, enquanto o sexto e o sétimo se classificam para jogar as primeiras fases, eliminatórias. É provável, porém, por causa da final brasileira na Libertadores, que até o oitavo colocado do Brasileiro tenha lugar na Libertadores de 2023.
Jogos que restam para o São Paulo no Brasileiro:
- 27/10 – São Paulo x Atlético-GO
- 01/11 – São Paulo x Atlético-MG
- 05/11 – Fluminense x São Paulo
- 08/11 – São Paulo x Internacional
- 13/11 – Goiás x São Paulo
LEIA TAMBÉM:
- Escalação: Alisson e Ruan são baixas, e São Paulo relaciona Wendell pela primeira vez
- São Paulo tenta quitar atrasos em luvas, premiação e direitos de imagem com parte do elenco
- Pablo Maia + 10: como volante recuperou confiança após lesão e voltou a ser titular no São Paulo
- Wendell cumpre “pré-temporada” particular e fica perto de fazer estreia pelo São Paulo
- Rafael celebra classificação do São Paulo às quartas, mas prega foco na reta final do Paulista