GloboEsporte
José Edgar de Matos
Atletas do atual elenco eram da base quando jogador formado no clube levantou o troféu da Sul-Americana ao lado de Ceni.
Uma imagem marcou o título do São Paulo na Copa Sul-Americana em 2012: a emoção de Lucas, meia-atacante revelado em Cotia e campeão como protagonista daquele time. Dez anos depois, novas crias sonham repetir o feito do atual jogador do Tottenham..
Há uma década, enquanto o São Paulo era campeão pela primeira vez do torneio, cinco nomes do atual elenco davam os primeiros passos nas categorias de base: Walce, Igor Gomes, Thiago Couto, Luan e Rodrigo Nestor.
Em 2012, o quinteto começava a trajetória que está a um jogo de se transformar em título. Neste sábado, às 17h (de Brasília), o Tricolor encara o Independiente Del Valle, do Equador, no Estádio Mario Kempes, em Córdoba (Argentina), pela decisão do torneio.
Nestor, Walce, Couto, Luan e Igor Gomes: há dez anos, viam o título já como são-paulinos — Foto: ge
Do quinteto, o mais longevo no São Paulo é Walce, contratado em janeiro de 2008 para fazer parte de Cotia. No ano seguinte, Igor Gomes e Thiago Couto iniciaram a carreira no clube.
Em 2010, foi a vez de Luan chegar ao São Paulo. O último do grupo foi Rodrigo Nestor, contratado em julho de 2012, menos de seis meses antes de Lucas erguer o troféu ao lado de Rogério Ceni em um Morumbi lotado, depois da vitória sobre o Tigre-ARG.
A imagem de Lucas serve como um exemplo, dez anos depois, para estes atletas que já viviam o ambiente são-paulino.
– A imagem que fica é o Lucas levantando o troféu e indo embora, após fazer história. Quero que aconteça comigo o que aconteceu com Lucas. Não de ir embora logo depois, claro, mas de ser campeão como ele foi no São Paulo – declarou Rodrigo Nestor.
Rogério Ceni Lucas São Paulo campeão Copa Sul-Americana 2012 — Foto: Rubens Chiri / www.saopaulofc.net
Os cinco jogadores foram monitorados e contratados depois de testes e observações. Desde cedo, segundo relatos dos próprios, são testados e criados para uma cultura vencedora.
Campeões paulistas no ano passado, quando tiraram o clube de um jejum de quase nove anos, eles agora sonham quebrar uma marca de dez anos sem troféus internacionais.
As lembranças de Lucas levantando o troféu correspondem justamente ao último título internacional do São Paulo, a Sul-Americana de 2012. Agora, principalmente o titular Rodrigo Nestor, os jovens têm a oportunidade de escrever o nome na história.
– Quando somos criados em Cotia, ali com 14 anos, é para ter mentalidade campeã. Ali a gente sabia que um dia faríamos história, e estamos caminhando para isso. Espero que se concretize – acrescentou Nestor.
Rodrigo Nestor, em foto tirada pouco tempo depois de ser contratado pelo São Paulo — Foto: Divulgação
Deste grupo, Nestor deve começar a partida deste sábado contra o Del Valle, enquanto Igor Gomes e, provavelmente, Luan surgem como opções para Ceni no banco de reservas.
Thiago Couto, que chegou a atuar na campanha, perdeu espaço e hoje é terceiro goleiro, atrás de Felipe Alves e Jandrei. Walce segue afastado há mais de dois anos por lesão, mas viajou com o grupo para Córdoba.
Quando o quinteto chegou a Cotia:
- Walce: 25/01/2008
- Igor Gomes: 20/04/2009
- Thiago Couto: 08/11/2009
- Luan: 13/09/2010
- Rodrigo Nestor: 01/07/2012
LEIA TAMBÉM:
- Diretor do São Paulo admite interesse em Marlon e diz que aceitaria troca com o Cruzeiro
- Escalação: São Paulo deve seguir sem Calleri contra o Grêmio; Michel Araújo trata edema na coxa
- Teto de gastos de 2025 coloca São Paulo em desvantagem na briga com Corinthians por Wendell
- Presidente do São Paulo prevê déficit muito alto em 2024: “Corremos riscos”
- São Paulo acumula déficit de R$ 191 milhões em nove meses; dívida vai a R$ 886 milhões