GloboEsporte
Tricolor encara o Botafogo, em casa, com possibilidade de melhorar posição em briga por vaga na Libertadores do ano que vem.
O São Paulo recebe o Botafogo, neste domingo, no Morumbi, às 16h, com a possibilidade de voltar a ocupar uma posição entre os oito melhores times do Brasileiro após 15 rodadas.
Esse G-8 é o novo objetivo tricolor, dada a probabilidade de que esses times fiquem com vagas na Libertadores do ano que vem, missão que resta à equipe de Rogério Ceni na temporada.
Ceni em treino do São Paulo — Foto: Divulgação
O clube do Morumbi iniciou essa 31ª rodada na 10ª posição, com 40 pontos, a mesma pontuação do Botafogo, mas uma colocação abaixo. Acima deles está o América-MG, oitavo, com 42 pontos – mais à frente, o Atlético-MG, sétimo, que tem 46 pontos e não pode ser alcançado nesta rodada.
Para voltar ao G-8 neste domingo, o Tricolor precisa, primeiro, vencer o Botafogo. Também terá que torcer para que o América-MG seja derrotado pelo Fluminense, no Rio – um empate não serve, já que os mineiros têm 12 vitórias, contra nove do São Paulo.
A última rodada que o São Paulo terminou acima da oitava posição foi a 16ª, há três meses, após empatar sem gols com o Atlético-MG em Belo Horizonte – era o sétimo, com 23 pontos.
Não por coincidência, a queda na tabela do Brasileiro se deu quando Ceni passou a priorizar as copas do Brasil e Sul-Americana. O time chegou a ocupar a 14ª colocação após empate com o Cuiabá, cinco rodadas atrás.
O jogo anterior ao empate com o Atlético-MG foi pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra a Universidad Católica, e o seguinte foi a partida de volta das oitavas da Copa do Brasil, contra o Palmeiras.
Nos torneios de mata-mata, o São Paulo alcançou a semifinal na Copa do Brasil e, há uma semana, perdeu a final da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle.
A partir da 17ª rodada do Brasileiro, o São Paulo empatou cinco vezes, perdeu quatro partidas e venceu outras quatro – o que inclui a atual e inédita sequência de três vitórias consecutivas no torneio.
A disputa pela oitava posição está acirrada no Brasileiro. Apenas seis pontos separam o Santos, 14ª, do América-MG.
Originalmente, seis vagas para a Libertadores são distribuídas no Brasileiro: os quatro melhores vão para a fase de grupos, os dois abaixo jogam as primeiras fases.
Como Flamengo e Corinthians jogam a final da Copa do Brasil, e Flamengo e Athletico se enfrentam na final da Libertadores, torneios que classificam seus campeões para a Libertadores, e todos estão no G-6, é provável que duas vagas sejam cedidas ao sétimo e oitavo colocados do Brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
- O que Lucas Moura disse aos atletas do sub-20 do São Paulo em visita a Cotia antes da final
- Jogadores do São Paulo concluem exames no CT, e Luiz Gustavo treina no campo sem limitações
- Hernan: Bahia prepara oferta de R$ 42 milhões por Rodrigo Nestor
- Ingressos para São Paulo x Atlético-MG, pelo Brasileirão
- Atrás de lateral para 2025, São Paulo pode ter novidade na posição para reta final do Brasileiro