GazetaEsportiva
Com a renovação de Rafinha, oficializada nesta sexta-feira, o São Paulo terá a possibilidade de continuar alternando a sua lateral direita em 2023. Na atual temporada, Rogério Ceni utilizou o experiente atleta e, também, Igor Vinícius no setor.
Enquanto Rafinha costuma atuar com maior foco no campo defensivo, na base da construção das jogadas, Igor geralmente é escalado para jogar de maneira mais ofensiva, explorando sua verticalidade e imposição física. O jogador de 37 anos, aliás, iniciou partidas como terceiro zagueiro, pela direita, na reta final de 2022. O garoto, por sua vez, perdeu os últimos jogos por conta de uma pubalgia.
Em um esquema com três zagueiros e dois alas, Igor Vinícius se destaca justamente por conta de suas características, visto que possui maior liberdade para atacar. Já em um sistema composto por quatro defensores, Rafinha obteve maior protagonismo nesta temporada.
No total, o veterano disputou 50 jogos em 2022, sendo 44 como titular, e anotou quatro assistências. Já Igor Vinícius jogou 48 partidas (iniciou 31 delas), balançou as redes em quatro oportunidades e deu sete passes decisivos naquela que foi a sua melhor temporada da carreira.
Além de Rafinha e Igor Vinícius, o São Paulo ainda contará com o jovem Moreira, de apenas 18 anos. O garoto revelado em Cotia, que possui dupla cidadania portuguesa, estreou profissionalmente nesta temporada após a Copinha: disputou 11 jogos, marcou um gol e deu duas assistências.
Apesar do destaque quando esteve em campo, o jovem lateral teve sua sequência interrompida após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele passou por cirurgia em decorrência da grave lesão e retornará aos gramados em 2023, como mais uma opção para o técnico Rogério Ceni.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores